Banner Portal
Utilização de avaliações da aptidão física relacionadas à saúde por professores de uma cidade da região do pampa
PDF

Palavras-chave

Saúde do adolescente
Aptidão física
Saúde
Educação física escolar

Como Citar

PENNER, M. C. S.; SOUZA SOBRINHO, A. E. P. de; CARDOSO, L. S.; VAZ, M. R. C.; GUTERRES, R. de A. Utilização de avaliações da aptidão física relacionadas à saúde por professores de uma cidade da região do pampa. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 4, p. 41–50, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i4.1671. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1671. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar quais as avaliações da ApFRS são realizadas por professores de educação física no âmbito escolar. Tem caráter exploratório-descritivo, realizado com 18 professores de educação física lotados em 09 escolas de ensino médio de Bagé/RS. Houve menção de 05 valências físicas que são avaliadas com fundamentação científica, realizadas por 12(66,66%) dos 18(100%) professores de educação física investigados. Havendo a exclusão de 6(33,33%) entrevistas por não apresentarem nenhum teste ou avaliação com sustentação teórica. A valência física mais referida foi a da Resistência Aeróbica 08(66,66%), avaliações de Força e Endurance Muscular com 06(50%), teste de flexibilidade 04(33,33%) e avaliação da composição corporal 01(8,32%). Concluímos que a educação física escolar carece de uma maior preocupação com as avaliações das ApFRS dos alunos, e existe pouca exploração das avaliações no cotidiano escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1671
PDF

Referências

HOBOLD, E. Indicadores de aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes do município de Marechal Cândida Rondon – Paraná, Brasil. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

FONSECA, H. A. R. et. al. Aptidão física relacionada á saúde de escolares de escola pública em tempo integral. Acta Scientiarum: health sciences, Maringá, n. 2, p. 155-161, 2010.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (ACMS). Manual do ACMS para avaliação da aptidão física relacionada á saúde. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Manual prático para avaliação: em educação física. Barueri: Manole, 2006. 484p.

PITANGA, F. J. G. Testes medidas e avaliação: em educação física e esportes. São Paulo: Phorte, 2008. 223p.

PERIN, C. M. R.; CONTE, E. M. T. Estudo de protocolos de avaliação da aptidão física relacionada à saúde em escolares. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/866-4.pdf. Acesso em: 28 set. 2012.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (ACMS). Aptidão física na criança e no adolescente. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 3, n. 2, abr./jun. 1997.

PETROSKI, E. L. et. al. Aptidão física relacionada á saúde em adolescentes brasileiros residentes em áreas de médio/baixo índice de desenvolvimento humano. Revista Salud Pública, v. 13, p. 219-228, abr. 2011.

GAYA, A.; SILVA, G. Manual de aplicações de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Porto Alegre: PROESP, jul. 2007.

ROCHA, P. E. C. Medidas e avaliações: em ciência do esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 2008. 173p.

NUNES, V. G. S.; CAMPOS, A. L. P. Manual prático para medir e avaliar: em educação física. Pelotas: Ed. da UFPEL, 2010. 253p.

SANTOS, M. A. G. N.; NISTA-PICCOLO, V. L. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede publica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25 p. 65-78, jan./mar. 2011.

GUEDES, D. P. et. al. Aptidão física relacionada á saúde de escolares: programa fitnessgram. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 18, p. 72-76, mar./abr. 2012.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.