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Utilização de avaliações da aptidão física relacionadas à saúde por professores de uma cidade da região do pampa
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Palavras-chave

Saúde do adolescente
Aptidão física
Saúde
Educação física escolar

Como Citar

PENNER, Marcelo Clarete Seracini; SOUZA SOBRINHO, Antonio Evanhoé Pereira de; CARDOSO, Leticia Silveira; VAZ, Marta Regina Cezar; GUTERRES, Rodrigo de Azambuja. Utilização de avaliações da aptidão física relacionadas à saúde por professores de uma cidade da região do pampa. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 4, p. 41–50, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i4.1671. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1671. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar quais as avaliações da ApFRS são realizadas por professores de educação física no âmbito escolar. Tem caráter exploratório-descritivo, realizado com 18 professores de educação física lotados em 09 escolas de ensino médio de Bagé/RS. Houve menção de 05 valências físicas que são avaliadas com fundamentação científica, realizadas por 12(66,66%) dos 18(100%) professores de educação física investigados. Havendo a exclusão de 6(33,33%) entrevistas por não apresentarem nenhum teste ou avaliação com sustentação teórica. A valência física mais referida foi a da Resistência Aeróbica 08(66,66%), avaliações de Força e Endurance Muscular com 06(50%), teste de flexibilidade 04(33,33%) e avaliação da composição corporal 01(8,32%). Concluímos que a educação física escolar carece de uma maior preocupação com as avaliações das ApFRS dos alunos, e existe pouca exploração das avaliações no cotidiano escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1671
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Referências

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