A Copa do Mundo é nossa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i1.2154

Palavras-chave:

Educação Física multicultural, Futebol, Copa do Mundo

Resumo

O presente relato de experiência é um trabalho pedagógico desenvolvido nas aulas de Educação Física durante o primeiro semestre de 2014, na escola estadual Ida Yolanda Lanzoni de Barros, localizada na cidade de Sorocaba-SP, com estudantes dos 5º anos do ensino fundamental, ancorado em alguns pressupostos da perspectiva multicultural da Educação Física, tais como: mapeamento, valorização da cultura corporal patrimonial e a experiência dos estudantes, problematização, ampliação, aprofundamento e ressignificação dos saberes relativos à prática corporal estudada. Nos caminhos trilhados durante as aulas, foram utilizados diversos recursos e estratégias didático-pedagógicas, como registros em cadernos, pesquisas, apresentações, entrevistas, problematizações, organização de vivências de jogos de futebol e assistência a vídeos, que contribuíram para o entendimento dos estudantes sobre alguns aspectos históricos da Copa do Mundo de futebol, ampliação e aprofundamento dos saberes das crianças no tocante a alguns problemas sociais decorrentes da realização deste megaevento esportivo realizado no Brasil e a organização e vivência de jogos de futebol nas aulas, criando formas de ressignificar a prática corporal ao contexto da classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton Cesar de Oliveira Borges, Universidade de São Paulo

Mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo; Professor de Educação Física da rede estadual paulista (SEE/SP) e membro do grupo de pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP.

Referências

HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, T.T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 103-133.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

COSTA, M. V. Quem são? Que querem? Eis que chegam as nossas escolas as crianças e jovens do século XXI. In: MOREIRA, A. F. B.; ALVES, M. P.; GARCIA, R. L. (Org.). Currículo, cotidiano e tecnologias. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p. 93-109. v. 2.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Borges, C. C. de O. (2015). A Copa do Mundo é nossa?. Conexões, 13(1), 162–179. https://doi.org/10.20396/conex.v13i1.2154

Edição

Seção

Relato de Experiência