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Trato com o conteúdo esporte nas aulas de educação física escolar
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Palavras-chave

Educação física
Esporte
Escola

Como Citar

MARTINS, Volni Fernando; PAIXÃO, Jairo Antônio. Trato com o conteúdo esporte nas aulas de educação física escolar: do discurso à prática atual. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 18–33, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i3.2157. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2157. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O estudo analisou, de forma crítica, como ocorre, no momento atual, o trato com o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física. Considerou-se o trabalho realizado por professores atuantes em escolas da rede pública e particular da cidade de Ouro Preto, MG. Empregou-se a técnica da observação e um questionário, embasado em literatura específica, com questões abertas e fechadas estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Os resultados obtidos expressam que, mesmo após duas décadas de movimentos e discussões que criticam a forma como o esporte se insere na escola, mantém-se um quadro em que o esporte detém a hegemonia dentre os demais conteúdos assumindo função legitimadora não só do professor, mas da própria Educação Física como componente curricular.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i3.2157
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