Educação física escolar e as três dimensões do conteúdo

tematizando os esportes na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2174

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Esportes, Dimensões do conteúdo

Resumo

Esse estudo descreve uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram os esportes. Realizado durante o 1° semestre de 2013, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram alguns esportes (futebol, vôlei, handebol, basquete, beisebol, atletismo e tênis) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais regras e os conceitos de saúde no esporte. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo o preconceito racial no esporte. Após o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, os alunos construíram uma visão diferenciada dos esportes realizados, compreenderam a história, as características desses esportes realizados no contexto escolar e a importância de respeitar todas as etnias que estão envolvidas nas praticas esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas Tadeu

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela USJT. Especialista em Educação Física Escolar e em Pedagogia dos Esportes pela UGF. Mestre em Educação Física pela USJT. Doutorando em Educação Física pela USJT. Professor da rede municipal de ensino de São Paulo

Daniel Bocchini, Universidade Nove de julho

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2014), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2013) e é Doutorando em Educação na linha de pesquisa Educação Popular e Cultura na Universidade Nove de Julho. Atualmente é Professor efetivo da Prefeitura de São Paulo e professor convidado do curso de Pós-Graduação da Faculdade Campos Elíseos. Tendo como linha de pesquisa Educação Física Escolar, Educação e Multiculturalismo e as Relações Étnico-Racial nas escolas.

Referências

BRACTH, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, Campinas, ano 19, n. 48, ago. 1999.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

BETTI, M. Educação física e sociedade: a Educação Física na escola brasileira de 1º. e 2º graus. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília, 1998.

BROTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp, 1995.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. Campinas: Scipione, 1989.

GUEDES, D. P. Educação para saúde mediante programas de Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, junho, 1999.

GUEDES, D. P. Educação Física Escolar com ênfase em educação para a saúde. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 1., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo, 2006.

KUNZ, E. Transformação diático-pedagógica do esporte. 4. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2001.

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

CAMPOS, M. C. As finalidades educacionais na Educação Física e a prática reflexiva: concepções e possibilidades na educação básica. In: CAMPOS, M. C. SCARPATO, M. Educação física: como planejar as aulas de Educação Física. São Paulo: Avercamp, 2007.

DARIDO, S. C. et al. A Educação Física, a formação do cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, jan./jun. 2001.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas para o não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.

MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. In: MOLINA NETO, V. Etonografia: opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

CAPARROZ, F. E. Entre a educação física na escola e a educação eísica da escola. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Voleibol escolar: uma proposta de ensino na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 2, p. 179-194, abr./jun. 2010.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. Prática pedagógica diferenciada nas aulas de Educação Física: a ginástica na escola pública. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 12, n. 1, p. 165-172, 2013a.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013b.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as danças na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014.

MASCARA, D. I.; CHIMINAZZO, J. G. C.; LIMA, N. M. O futebol da escola: construção de uma proposta baseada nas três dimensões dos conteúdos Pulsar, v. 5, n. 1, 2013.

MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; SILVA, A. C. L. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.

RODRIGUES, H. A; DARIDO, S. C. As três dimensões do conteúdo na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008.

Downloads

Publicado

2014-07-11

Como Citar

Maldonado, D. T., & Bocchini, D. (2014). Educação física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando os esportes na escola pública. Conexões, 12(2), 147–165. https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2174

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)