Resumo
A presente produção acadêmica tem como intuito evidenciar como o professor de Educação Física vem desenvolvendo a prática docente nas reproduções midiáticas escolares esportivas, entendidas hoje como uma forma de repensar a prática pedagógica rumo uma educação de qualidade. Além disso, esta pesquisa abre espaço para uma discussão mais abrangente sobre a importância ou não de inserirmos a mídia, ‘‘fonte de informações’’, como instrumento pedagógico no âmbito escolar. Fato é que este assunto torna-se muito discutido e vem se multiplicando-se ao longo do tempo, em outras palavras por tratar-se de um assunto polemico. Diante disso, temos como objetivo não esgotar essa multiplicidade, mas modestamente situar nossa posição como profissional da área neste debate.
Referências
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados, 2001
BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e Educação Física. Campinas: Papirus, 1998.
BETTI. Mauro. A janela de vidro: Esporte, televisão e educação física. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004.
BRASIL. Lei 9394 de 23 de dezembro de 2006. LDBN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CUNHA, M. S. V. Educação física ou, Ciência da Motricidade Humana? Campinas, SP: Papirus, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos de pesquisa social. - 5º - ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
HURTADO, Johan G. G. Melcherts. O ensino da educação física: uma abordagem didático-metodológica. 3 ed. Porto Alegre, 1988.
JOHNSON, S. Revista Veja, Especial Tecnologia. Entrevista, agosto de 2007. P. 86
LELES, Tatiane Christina. Educação física para o ensino noturno: investigando a inexistência das aulas. Jataí-GO: UFG, 2004. Monografia (Licenciatura em EducaçãoFísica). Curso de Educação Física, Campus Avançado de Jataí-UFG. 2004.
LYOTARD, J. A fenomenologia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados – 6° ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MINAYO, M. C. de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional do professor. In: NÓVOA, António (Org). Profissão professor. 2 ed. Lisboa: Porto, 1995.
SOARES, Carmem Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ESCOBAR, Micheli Ortega. A educação física escolar na perspectiva do séc. XXI. In: MOREIRA, Wagner Wey (Org). Educação física & esporte: perspectivas para o séc. XXI. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1993. p. 211-227.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.