A compreensão de professores sobre o currículo de educação física da rede estadual de ensino de São Paulo em comparação com a concepção de um dos autores do currículo

Autores

  • Kamila Iezzi da Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Bruno Ramos dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • José Carlos Rodrigues Júnior Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9782-947X

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2181

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física escolar, Professores

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão de professores da rede Estadual de São Paulo sobre o currículo de Educação Física em comparação com a concepção de um dos seus autores. Para isso, utilizou metodologia qualitativa, contou com dois questionários com dez questões discursivas cada. O primeiro foi destinado a um dos autores do Currículo e outro para professores da rede estadual de ensino a fim de realizar o levantamento de dados e comparação entre as respostas do autor e dos professores. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede estadual de São Paulo localizadas na zona sul da cidade de São Paulo e teve a participação de dez professores. Os professores revelaram dificuldades em lidar com o currículo, principalmente o que concerne à diversidade de conteúdos que admitiram não ter conhecimento suficiente. Quase a totalidade dos docentes não compreendeu os elementos conceituais centrais do currículo. Demonstraram resistência àquilo que é proposto como conteúdos, mas ao mesmo tempo reconheceram o valor e a importância do currículo. Relataram ainda a grande resistência dos alunos à diversidade de propostas de trabalho alegando como fator principal para a dificuldade a falta de interesse deles, a precária estrutura e falta de material pedagógico.

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Biografia do Autor

Kamila Iezzi da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Formada em Educação Física pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Bruno Ramos dos Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Formado em Educação Física pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.

José Carlos Rodrigues Júnior, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Educação Física - FEF/UNICAMP 2012. Professor Universitário. Trabalha na UNASP Campus São Paulo no curso de Graduação em Educação Física.

Referências

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Publicado

2014-03-21

Como Citar

Silva, K. I. da, Santos, B. R. dos, & Rodrigues Júnior, J. C. (2014). A compreensão de professores sobre o currículo de educação física da rede estadual de ensino de São Paulo em comparação com a concepção de um dos autores do currículo. Conexões, 12(1), 59–84. https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2181

Edição

Seção

Artigo Original