Educação Física escolar e as três dimensões do conteúdo

tematizando as danças na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2187

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Danças, Prática pedagógica

Resumo

Esse estudo descreve uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as danças. Realizado durante o 1° semestre de 2013, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas danças (Forró, Catira, Frevo, Axé, Funk, Carimbó e Chula) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais características e as regiões do país que essas danças são mais realizadas. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo a diversidade cultural das danças no Brasil, problematizando no debate questões de gênero, etnias e opção sexual. Após o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, os alunos construíram uma visão diferenciada das danças realizadas, compreenderam a história, as características e diversidade de danças e culturas existentes no país e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas Tadeu

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela USJT. Especialista em Educação Física Escolar e em Pedagogia dos Esportes pela UGF. Mestre em Educação Física pela USJT. Doutorando em Educação Física pela USJT. Professor da rede municipal de ensino de São Paulo

Daniel Bocchini, Prefeitura do município de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo UMESP (2008), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2008) e Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu USJT (2012). Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tendo como linha de pesquisa Educação Física Escolar

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Publicado

2014-03-21

Como Citar

Maldonado, D. T., & Bocchini, D. (2014). Educação Física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões, 12(1), 181–200. https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2187

Edição

Seção

Relato de Experiência

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