Banner Portal
Educação Física escolar e as três dimensões do conteúdo
PDF

Palavras-chave

Educação Física escolar
Danças
Prática pedagógica

Como Citar

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Educação Física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 181–200, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i1.2187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2187. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse estudo descreve uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as danças. Realizado durante o 1° semestre de 2013, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas danças (Forró, Catira, Frevo, Axé, Funk, Carimbó e Chula) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais características e as regiões do país que essas danças são mais realizadas. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo a diversidade cultural das danças no Brasil, problematizando no debate questões de gênero, etnias e opção sexual. Após o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, os alunos construíram uma visão diferenciada das danças realizadas, compreenderam a história, as características e diversidade de danças e culturas existentes no país e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2187
PDF

Referências

BRACTH, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno Cedes, Campinas, ano 19, n. 48, ago. 1999.

DARIDO, S. C.Educação Física na escola: questões e reflexões.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

BETTI, M.Educação Física e sociedade: a Educação

Física na escola brasileira de 1º e 2º graus .São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física.Brasília, 1998.

BROTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar.São Paulo: Cepeusp, 1995.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física.São Paulo: Scipione, 1989.

GUEDES, D. P. Educação para saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro,v. 5, n. 1 , jun. 1999.

______. Educação Física Escolar com ênfase em educação para a saúde. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 1., 2006,São Paulo. Anais...São Paulo, 2006.

KUNZ, E. Transformação diático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed.da UNIJUÍ, 2001.

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar.Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

TANI, G.et al.Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

DARIDO, S. C. et al. A Educação Física, a formação do cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n.1, p. 17-32, jan./jun.2001.

GONZÁLEZ, F. J.; ‘FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas para o não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.

MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. In: MOLINA NETO, V. Etonografia: opção metodológica

para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. Porto Alegre: Sulina, 2010.

RODRIGUES, H. A; DARIDO, S. C. As três dimensões do conteúdo na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008.

MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; LIMA e SILVA, A. C. Atletismo na escola. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Voleibol e scolar: uma proposta de ensino na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 179-194, abr./jun. 2010.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. Prática pedagógica diferenciada nas aulas de Educação Física: a ginástica na escola pública. Coleção Pesquisa em Educação Física, Jundiaí,v. 12, n. 1, p. 165-172, 2013a.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D.As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, Campinas, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013b.

MASCARA, D. I.; CHIMINAZZO, J. G. C.; LIMA, N. M.O futebol da escola: construção de uma proposta baseada nas três dimensões dos conteúdos. Pulsar, Jundiaí,v. 5, n. 1, 2013.

DARIDO, S. C.; SOUZA JUNIOR, O. Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.