Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637579

Palavras-chave:

Ginástica, Ensino, Avaliação educacional, Educação

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pressupõe a realização de uma avaliação dos alunos concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio, com o objetivo de detectar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Por ser este obrigatório no ingresso de alunos nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, a seleção de conteúdos a serem abordados no ensino básico pode ser influenciada pelas questões apresentadas naquele. Desde o ano de 2009, questões da Educação Física foram contempladas no qual o objetivo desse artigo é apresentar como as questões de ginástica foram abordadas. Das 23 questões de EF, quatro relacionaram-se ao tema “ginástica”. Observamos nas questões discussões abrangentes e coerentes a diversos esportes e que as questões não elencaram e nem elevaram as possibilidades da ginástica e suas manifestações esportivas, asseguradas, por exemplo, pela FIG. Muito menos aborda questões da ginástica e sua relação com a demonstração, como a GPT. Além disso, detectamos a extrema ligação entre a ginástica e a saúde física, não havendo quaisquer referências à ginástica enquanto manifestação e identidade de uma cultura, de um povo, ou mesmo enquanto possibilidade de organização e identidade social.

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Biografia do Autor

Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014).

Regina Maria Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979); Especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987); Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016).

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Física pela USP (2012), Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UNICAMP (2003/2006). Vivenciou estudos e práticas de Ginástica em Viborg-Dinamarca (2007). Atualmente é docente na Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Educação Física e Esportes, curso de Esporte.

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Publicado

2015-05-12

Como Citar

Zaghi, F. H. L. da S., Simões, R. M. R., & Carbinatto, M. V. (2015). Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio. Conexões, 13(Esp.), 115–126. https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp.8637579

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