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Ginástica para todos e literatura
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Palavras-chave

Ginástica para Todos
Literatura
PIBID

Como Citar

LOPES, Priscila; LEAL, Juliana; VALIENGO, Amanda; GONÇALVES, Edvânia; GOMES, Nayara; PESSOA, Taynara. Ginástica para todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. Esp., p. 144–163, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13iEsp.8637581. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637581. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar possibilidades da Ginástica Para Todos (GPT) nas ações do PIBID Interdisciplinar Ler e Ser da UFVJM, projeto aprovado pela Capes e iniciado em 2014, no sentido de contribuir para a formação de leitores de literatura por prazer na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica atrelada à proposta do projeto, partindo do pressuposto que a formação do leitor literário é compromisso de todas as áreas. Dessa forma, as licenciaturas em Pedagogia, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês e Educação Física da UFVJM iniciam um trabalho interdisciplinar, por meio das ações do PIBID Ler e Ser, visando integrar literatura e corpo por meio da GPT. Apresentamos, ao longo deste texto, conceitos teóricos relacionados aos estudos literários, à GPT e suas articulações, bem como algumas propostas de ação deste PIBID: estímulo aos graduandos e professores da educação básica para participação em grupos de estudos; discussão da importância da utilização do maior número de modalidades de expressão corporal nas propostas de incentivo à leitura; estímulo dos envolvidos para a composição de produções artísticas que dialoguem com as obras ou textos literários lidos, dentre outras. As considerações são ainda iniciais, mas possibilitadoras de ousadas ações e resultados, tanto teóricos como práticos.

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637581
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