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Educação Física e educação ambiental
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Palavras-chave

Educação física
Formação inicial
Educação ambiental

Como Citar

INÁCIO, Humberto Luís de Deus; MORAES, Thais Messias; SILVEIRA, Amanda Batista da. Educação Física e educação ambiental: Refletindo sobre a formação e atuação docente. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 4, p. 1–23, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i4.8637587. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637587. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência investigativa desenvolvida no âmbito da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com recursos PROLICEN, sobre a inserção do conteúdo “Práticas Corporais de Aventura [na natureza] – PCANs” e sua relação com a Educação Ambiental – EA, na formação inicial em Educação Física e na atuação docente em escolas públicas do município de Goiânia (GO). Observou-se, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, que são poucos os cursos de Educação Física de universidades federais que incluem tais conteúdos, apontando uma lacuna a ser preenchida. Por outro lado, ao observar o campo de docência em escolas públicas, os dados indicam que tais conteúdos são considerados importantes; apesar disto, não aparecem nos planos de ensino dos professores. Segundo os mesmos, isto se dá pela lacuna na formação inicial, pela falta de equipamentos e espaços adequados e pela não inclusão destes conteúdos na formação continuada.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637587
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Referências

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