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Inclusão nas aulas de educação física
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Palavras-chave

Educação física
Inclusão
Opinião
Família

Como Citar

MELO, Ana Claudia Raposo de; MARTINEZ, Abertina Mitjans; LUNARDI, Claudia Cruz. Inclusão nas aulas de educação física: Opinião dos familiares. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 4, p. 125–146, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i4.8637595. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637595. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A opinião dos familiares também pode retratar as expectativas quanto a participação de seus filhos nas aulas de educação física ou mesmo na rotina escolar, sendo estes os objetivos deste estudo. Participaram 130 familiares de alunos com necessidades especiais, os quais foram avaliados através de questionário. Os resultados apontaram que a grande maioria destes familiares são mulheres, onde a mãe é a principal cuidadora. A dispensa das aulas de educação física ocorre por diferentes fatores, inclusive por orientação médica. A grande maioria dos familiares (90.9%) é favorável a participação dos alunos com necessidades especias nas aulas de educação física, inclusive concordam que esta participação favorece a inclusão escolar, apesar de 40% dos familiares desconhecem as atividades realizadas. A opinião dos familiares, quanto a participação da escola no processo de inclusão do aluno com necessidades especiais nas aulas de educação física e visto como ausente por 76.5% dos familiares e 94.1% apontam a necessidade de aperfeiçoamento para atendimento adequado. Os familiares apontaram como benefícios da inclusão nas aulas de educação física aspectos físicos, psicológicos e sociais e como aspectos negativos incluíram a inadequação e dificuldade de participação nas atividades propostas pelos professores, bem como o despreparo do professor, além do preconceito.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637595
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