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O O lugar da educação física no ensino médio
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Palavras-chave

Educação Física escolar
Ensino médio
Práticas corporais

Como Citar

SILVA, Fabiana Miguel; COFFANI, Marcia Cristina Rodrigues da Silva. O O lugar da educação física no ensino médio: entre a presença e ausência do aluno. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 4, p. 159–178, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i4.8637597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637597. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa investigou os fatores que influenciam a participação ou ausência dos alunos nas aulas de Educação Física, no Ensino Médio, de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na zona rural, do município de S. J. dos Quatro Marcos/MT. O estudo é de qualitativo, de caráter descritivo. Tomou-se como sujeitos os alunos do Ensino Médio, e os respectivos professores. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados: observações diretas in loco das aulas sobre a organização e estrutura curricular e pedagógica da aula e, a aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturada com os alunos das turmas do Ensino Médio. Identificou-se que os alunos não se identificam com a metodologia de ensino do professor, que se apresentou enquanto uma prática pedagógica esportivizada, com centralidade no futebol. Contribui-se com a discussão do papel pedagógico da Educação Física no Ensino Médio, a partir da compreensão da realidade cotidiana da escola, ressaltando a importância de experiências e aprendizagens significativas sobre as práticas corporais, que abordem as manifestações da cultura corporal, numa perspectiva crítica e criativa na formação do aluno do Ensino Médio.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637597
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