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As três dimensões do conteúdo na educação física
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Palavras-chave

Educação Física escolar
Lutas
Prática pedagógica

Como Citar

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 4, p. 195–211, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i4.8637599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637599. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esse estudo descreve a experiência de um projeto nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as lutas. Realizado durante o 1° semestre de 2012 para alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas lutas (judô, sumo, esgrima, boxe e capoeira) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais regras e as capacidades físicas utilizadas nessas práticas corporais. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo as diferenças entre brigar e treinar uma prática corporal de luta e reflexões sobre a violência existente no UFC/MMA. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada das lutas realizadas, compreenderam a história, as regras e as estratégias para participar dessas modalidades de luta e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637599
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