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A violência simbólica no cotidiano escolar
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Palavras-chave

Violência simbólica
Escola
Sociedade produtivista
Criança

Como Citar

SOARES, José Montanha. A violência simbólica no cotidiano escolar: reflexões sobre o corpo da criança na escola. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 50–74, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i3.8637603. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637603. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre as várias formas de violência simbólica no cotidiano escolar, suas implicações sobre a corporeidade das crianças, sobre os jogos, sobre as brincadeiras e sobre as cantigas infantis. A reflexão sobre o papel da escola nas microestruturas sociais como propagadora de uma ideologia corporal onde a criança se torna peça chave na construção psicológica do adulto submisso à realidade social desigual. Através das rotinas silenciosas da escola forjam-se comportamentos, solidificam-se posturas e impede-se a autonomia destas crianças como futuros cidadãos. A expressão da corporeidade da criança na escola é vista como uma forma de transgressão e inadaptação às regras, mesmo que a isto não se leve em conta a historicidade de cada criança, suas expectativas e anseios no dia a dia da escola.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i3.8637603
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