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Significação do conceito de inclusão escolar para professores de educação física
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Palavras-chave

Inclusão escolaR
Educação Física
Educação para todos

Como Citar

FRANK, Robson; ALMEIDA, Luiz Fernando Garcia de; BORELLA, Douglas Roberto; SCHONE, Angela; BOARO, Darlan; HARNISCH, Gabriela Simone. Significação do conceito de inclusão escolar para professores de educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 86–113, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i3.8637605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637605. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a significação do conceito de Inclusão Escolar na concepção dos professores de Educação Física dos colégios municipais e estaduais do município de Marechal Cândido Rondon/PR. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi de 14 professores, com média de idade de 34 anos. O instrumento para coleta de dados foi um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões abertas. Os resultados encontrados no presente estudo apontaram que quando se trata do entendimento acerca da Inclusão Escolar, 57,2% dos professores percebem como “inclusão dos alunos com deficiência na turma regular”; 35,7% a percebem como “igualdade de oportunidades e direitos de participação para todos os alunos”; ao passo que somente um (1) docente relacionou o conceito de Inclusão Escolar com a “inclusão e participação de todos os alunos”. Sabe-se que ainda serão necessárias muitas reflexões acerca da Inclusão Escolar, portanto, é imprescindível que além de continuar com pesquisas nesta área, se crie possibilidades de interação entre produção científica e os professores que estão nas escolas.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i3.8637605
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