Crenças e conceções de estudantes de educação física ao longo da formação inicial: estudo nos setores público e privado em Portugal

  • Alberto Aires Albuquerque Instituto Superior da Maia
  • Cláudia Maria Pinheiro Instituto Superior da Maia
  • Paula Fazendeiro Batista Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Palavras-chave: Formação inicial. Educação Física. Conceções. Professor competente. Professor cooperante.

Resumo

O principal propósito deste estudo foi procurar perceber se estudantes de Educação Física e Desporto dos setores público e privado em Portugal alteram as suas conceções acerca do que é um bom professor ao longo da sua Formação Inicial. Adicionalmente procurou-se detetar qual o papel do Professor Cooperante neste processo. O estudo incorporou uma componente longitudinal, em que participaram 296 estudantes aos quais foi aplicado um questionário, em 3 anos momentos distintos do curso e uma componente transversal em que o corpus do estudo foi o relatório final de estágio de 90 estagiários. Os procedimentos de análise utilizados foram as medidas descritivas básicas para as questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo para a questão aberta e relatórios de estágio. Os resultados indicaram que ocorreram transformações das conceções dos estudantes acerca do que é um bom professor, passando de uma valorização dos aspetos de natureza ética e relacional, para os de natureza técnica. Em termos do Professor Cooperante este emergiu como uma figura central ao processo formativo dos estagiários (último ano do curso), sendo-lhe atribuído os papéis de apoio e de orientação. As diferenças entre os estudantes do setor público e privado não foram relevantes.

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Biografia do Autor

Alberto Aires Albuquerque, Instituto Superior da Maia
Instituto Superior da Maia; Membro do Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano Área e Pedagogia do Desporto
Cláudia Maria Pinheiro, Instituto Superior da Maia
Instituto Superior da Maia; Membro do Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano Área e Sociologia do Desporto
Paula Fazendeiro Batista, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Doutorada em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

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Publicado
2013-06-17
Como Citar
Albuquerque, A. A., Pinheiro, C. M., & Batista, P. F. (2013). Crenças e conceções de estudantes de educação física ao longo da formação inicial: estudo nos setores público e privado em Portugal. Conexões, 11(2), 127-147. https://doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637620
Seção
Artigos