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Caracterização dos cursos de handebol nas instituições de ensino superior públicas.
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Palavras-chave

Handebol. Formação profissional. Graduação em Educação Física.

Como Citar

REIS, Heloisa Helena Baldy dos; CASTELLANI, Rafael Moreno. Caracterização dos cursos de handebol nas instituições de ensino superior públicas. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 103–120, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i2.8637677. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637677. Acesso em: 24 jul. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo traçar o perfil dos cursos de handebol oferecidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) brasileiras a partir dos professores participantes do II Encontro Nacional de Professores de Handebol. Foi aplicado um questionário contendo 10 perguntas entre questões fechadas e abertas que permitiram caracterizar os traços gerais do perfil dos professores(as) e dos cursos de handebol. Os resultados apontaram que a maioria dos professores participantes da pesquisa já foram handebolistas, possuem formação de especialistas ou mestres e lecionam nos cursos de licenciatura. Os perfis dos cursos diferem entre si numa série de aspectos, como: número de disciplinas, carga horária, alunos matriculados, conteúdos ensinados e métodos de ensino. A pesquisa concluiu que há um desconhecimento das novas produções na área, sobretudo pelo emprego equivocado de certos termos e metodologias, fato que ratifica a importância de continuidade do Encontro Nacional de Professores de Handebol e/ou de um investimento na atualização por parte dos professores pesquisados.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637677
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