Relações teoricas entre a educação fisica escolar e os programas televisivos infantis

Autores

  • Ticiane Baccaglini Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Cesar Montagner Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637890

Palavras-chave:

Criança. Educação Física escolar. Educação Física infantil. Televisão. Mensagens subliminares.

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões teóricas referentes às relações dos programas televisivos infantis assistidos pelas crianças em idade pré-escolar. Como objetivos da pesquisa, procuramos verificar se existe ou não influência das mensagens contidas nestes programas, que podem apresentar interesses mercadológicos e ideológicos. Apoiados em pesquisa bibliográfica e estudo de campo com observações assistemáticas e entrevistas grupais semi-abertas, abordamos as relações teóricas entre as ações observadas nas aulas de Educação Física infantil. Por fim, desenvolvemos temas referentes ao consumismo, a padronização de costumes, a aspiração de corpo ideal estereotipado, agressividade e a identificação e imitação de atitudes. Palavras-Chave: Criança; Educação Física escolar; Educação Física infantil; Televisão; Mensagens subliminares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticiane Baccaglini, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/UNICAMP

Paulo Cesar Montagner, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/UNICAMP

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Baccaglini, T., & Montagner, P. C. (2010). Relações teoricas entre a educação fisica escolar e os programas televisivos infantis. Conexões, 3(1), 87–111. https://doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637890

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>