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Hábitos e percepção socioambiental de acadêmicos do curso de bacharelado em educação física de uma universidade pública de Santa Catarina
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Palavras-chave

Hábitos
Percepção
Ambiente
Educação ambiental
Educação Física

Como Citar

SANTOS, Priscila Mari dos; SILVA, Bianca Pereira da; PARCIAS, Silvia Rosane; MARINHO, Alcyane. Hábitos e percepção socioambiental de acadêmicos do curso de bacharelado em educação física de uma universidade pública de Santa Catarina. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 29–53, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640654. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640654. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este estudo objetivou investigar os hábitos e a percepção socioambiental de acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado da base de instrumentos de percepção ambiental do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental da Faculdade Brasileira UNIVIX. Participaram voluntariamente da pesquisa 105 acadêmicos regularmente matriculados da 2ª. fase em diante no curso de Bacharelado em Educação Física. As informações coletadas foram analisadas por meio da estatística descritiva (abordagem quantitativa) e por meio da técnica de análise de conteúdo (abordagem qualitativa). Os resultados encontrados indicam, entre outras questões, que a maioria dos acadêmicos tem interesse por assuntos relacionados ao tema socioambiental, embora acredite que a universidade não prepara os futuros profissionais para lidarem com a temática. Apesar de a maior parte dos alunos ter informado perceber as luzes acesas em diferentes espaços universitários, e em todos os períodos do dia, muitos continuam reproduzindo este hábito. Parece que as mudanças necessárias nesse contexto socioambiental dependem de alterações nas condições físicas e materiais, assim como da aquisição de conhecimentos sobre o tema.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640654
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