Usain Bolt e o corpo máquina

associações e metáforas no anúncio publicitário do Nissan GT-R

Autores

  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova Universidade Federal de Sergipe- UFS
  • Suely Oliveira dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Eduardo Carvalho Gomes de Menezes Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640655

Palavras-chave:

Corpo, Ciência e tecnologia, Anúncio publicitário, Usain Bolt, Nissan GT-R

Resumo

As metáforas do corpo com a máquina se transformaram historicamente sob as condições que as ciências/tecnologias lhes oportunizaram. Num primeiro momento a metáfora aparece sob a ótica do “relógio”, avança para o modelo da “máquina a vapor”, e, na contemporaneidade, assume a condição do “chip”. Sendo assim, tal artigo tem como objetivo analisar os elementos metafóricos de um anúncio publicitário capaz de conferir a relação entre corpo e máquina através da manipulação simbólica do atleta/velocista Usain Bolt e do carro superesportivo Nissan GT-R, respectivamente. Através de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo exploratória, foi feita uma análise de produto midiático sob o método da “análise fílmica” partindo de quatro temas: 1) perspectivas mecânicas e anatômicas; 2) velocidade e aerodinâmica; 3) performance e suas tecnologias; 4) recordes, títulos e prêmios. Os resultados apontam que o anúncio suspenso para análise metaforiza o corpo de Bolt com a máquina pautado sob a óptica da anatomia e da fisiologia numa mescla com artefatos mecânicos e tecnológicos do Nissan GT-R.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor do Departamento de Educação Física da UFS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo "Corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade". Membro do grupo "LaboMídia - UFS"

Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova, Universidade Federal de Sergipe- UFS

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFS. Licenciada em Educação Física pela UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Suely Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda Educação Física Licenciatura pela UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Eduardo Carvalho Gomes de Menezes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Educação Física pela UFS. Professor da Rede Pública Estadual do Estado de Sergipe. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade: cultura, política e sociedade".

Referências

FERRÉS, J. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VAZ, A. F. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Caderno Cedes, Campinas, ano 9, n. 48, Ago. 1999.

FENSTERSEIFER, P. E. A Educação Física na crise da modernidade. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2001.

SIBILIA, P. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

MENDES, M. I. B. S. Mens sana in corpore sano: compreensão de corpo, saúde e educação física. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

FENSTERSEIFER, P. E. Corpo e linguagem. In: STREY, M.N.; CABEDA, S.T.L. (Org.). Corpos e subjetividades em exercício interdisciplinar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 289-303.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MEZZAROBA, C.; MENDES, D. S.; PIRES, G. D. L. Grandes eventos esportivos, mídia e representações: possibilidades/responsabilidades para a Educação Física escolar. In:

DANTAS JUNIOR, H.S.; KUHN, R.; DORENSKI, S. (Org.). Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Ed. da UFS, 2010. v. 4.

VANOYE, F.; GOLLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados: Florianópolis: UFSC, 2001.

OLIVEIRA, G.A.; COELHO, L. P. P. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. M. 5o laboratório: estudo da eficiência energética de sistemas de bombeamento. Uberlândia, FEMEC, 2009. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqpEAL/estudo-eficiencia-energetica-sistemas-bombeamento. Acesso em: 13 jun. 2014.

BRACHT, V. Educação Física & saúde coletiva: reflexões pedagógicas. In: FRAGA, A. B.; CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 155-197.

SOARES, C. L. Pedagogias do corpo: higiene, ginástica, esporte. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. Figuras de Foucault. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 75-86.

PARTISANS, J. Deporte, cultura y represión. Barcelona, Editorial Gustavo Gil, 1978.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Zoboli, F., Nova, J. V. da S. T., Santos, S. O. dos, & Menezes, E. C. G. de. (2015). Usain Bolt e o corpo máquina: associações e metáforas no anúncio publicitário do Nissan GT-R. Conexões, 13(2), 54–82. https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640655

Edição

Seção

Artigo Original