A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar

identificando desafios e propondo sugestões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Lutas, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar o conteúdo Lutas no currículo real da disciplina Educação Física de escolas públicas situadas no interior do estado da Bahia, buscando identificar os possíveis motivos que contribuem para a sua presença ou ausência nas aulas desta disciplina. Para isso, foi utilizado, como instrumento investigativo, um questionário contendo 15 questões, entre abertas e fechadas. A pesquisa contou com 26 professores que atuavam em escolas públicas de 11 cidades. As Lutas ainda são pouco presentes nas aulas de Educação Física nesta região, sobretudo experiências pedagógicas de vivências corporais. A formação acadêmica dos professores se mostrou determinante tanto na presença quanto na ausência deste conteúdo no currículo real das escolas. Conclui-se que alterações no formato das disciplinas que tratam o tema Lutas na graduação, a oferta de formação continuada e a melhoria nas condições materiais das escolas podem contribuir para uma presença mais efetiva das Lutas nas aulas de Educação Física. Sugere-se, então, que as formações privilegiem as abordagens estruturadas em similaridades e nos princípios das Lutas.

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Biografia do Autor

José Arlen Beltrão de Matos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Leopoldo Katsuki Hirama, FEF UnicampUFRB

Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutorando FEF Unicamp

Larissa Rafaela Galatti, FCA Unicamp

Docente FCA Unicamp

Paulo César Montagner, FEF Unicamp

Docente FEF Unicamp

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Matos, J. A. B. de, Hirama, L. K., Galatti, L. R., & Montagner, P. C. (2015). A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, 13(2), 117–135. https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658

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