Banner Portal
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Educação Física Eescolar
Currículo
Sentidos e significados

Como Citar

LUZ, Leonardo Marcelino; MAGALHÃES, Kresley Neri. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: significações de uma professora. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 149–165, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640660. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Resumo Pretende-se discutir neste artigo o papel desempenhado pelo componente curricular Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que as aulas para esse segmento da educação básica se deram há poucos anos e há carência de trabalhos acadêmicos sobre o assunto. Para tanto, entrevistamos 01 (uma) professora de Educação Física da rede de ensino pública estadual de São Paulo para analisar e interpretar suas significações a respeito do seu trabalho desenvolvido com os estudantes dos anos iniciais para qual leciona. A análise e interpretação dos dados apontam que a professora busca legitimar a Educação Física neste segmento da educação básica por meio de prováveis contribuições que possa oferecer à professora polivalente, possivelmente devido à sua recente inserção nas escolas e sua frágil história nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Discute-se ao final qual seria o papel da Educação Física como componente curricular nos anos iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação Física Escolar. Infância. Sentidos e Significados.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640660
PDF

Referências

BONEL, M. M. O ciclo básico: estudo de caso de uma política pública no Estado de São Paulo. 1993. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

LIPPI, B. G.; LIMA, J. M. Professor de Educação Física: a política educacional estadual paulista. Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 3, p .249-262, set./dez. 2006.

SILVA, L. F. A trajetória da Educação Física nas primeiras séries do ensino fundamental na rede pública do Estado de São Paulo: entre o proposto e o alcançado. 2002. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

BRITO, R. G. Relações sócio-profissionais entre o professor regente e o professor de educação física nas séries iniciais: em foco a dimensão afetiva. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

DARIDO, S. C. Ação pedagógica do professor de educação física: estudo de um tipo de formação profissional científica. 1997. 283 f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física na escola. São Paulo: Scipione, 2001.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Resolução SE no 19. Dispõe sobre as aulas de Educação Física no ensino de 1o e 2o graus. São Paulo: Secretaria de Educação, 1987. Disponível em: http://lise.edunet.sp.gov.br/paglei/resolucoes/19_87.htm. Acesso em: 12 abr. 2012.

ROSA, A. P.; DI NISIO, J. Atividades lúdicas e alfabetização. Curitiba: Juruá, 1999.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: inter-relações movimento, escrita e leitura. São Paulo: Phorte, 2002.

TISI, L. Educação física e alfabetização. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, Campinas, ano 19, n. 48, p. 69-88, 1999.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.