Avaliação da coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva

uma revisão sistemática de estudos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640874

Palavras-chave:

Coordenação motora, Testes, Surdez

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar por meio de uma revisão sistemática informações acerca da avaliação da coordenação corporal em jovens com deficiência auditiva. Para tanto, utilizaram-se os seguintes descritores: Coordenação Motora, Testes, Surdez. Foram selecionados 05 artigos por obedecerem aos critérios de inclusão. Observou-se que o público alvo foram crianças e adolescentes de 07 a 18 anos de ambos os sexos nas regiões Sul e Sudeste, encontrando poucos artigos referentes à temática. Houve uma preocupação pelos autores em detalhar os instrumentos para coleta de dados, sendo o KTK o teste mais utilizado para avaliar a coordenação motora de crianças com deficiência, composta por quatro tarefas: trave de equilíbrio, salto monopedal, salto lateral e transferência sobre a plataforma, o qual ficou constatado que após um período de intervenção com aulas de Educação Física as crianças tiveram resultado significantes na realização dos testes. A limitação dos estudos foi referente à amostra ter sido pequena e pelo período de intervenção ser curto. Por fim os autores apontaram a importância de um programa de Educação Física estruturado para aquisição da coordenação motora de criança com deficiência auditiva, tendo um período de intervenção específica para haver melhoras nas habilidades motoras.

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Biografia do Autor

Marília Silva Guedes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Educação Física pela UNEB.

Jorge Lopes Cavalcante Neto, Universidade do Estado Da Bahia (UNEB, Campus IV)

Graduado em educação física pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em nutrição humana pela UFAL. Líder do grupo de estudos, pesquisa e extensão em educação especial e educação física adaptada (GEPEFA). Atualmente é professor do curso de educação física da UNEB, Jacobina-Bahia

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Publicado

2015-10-02

Como Citar

Guedes, M. S., & Cavalcante Neto, J. L. (2015). Avaliação da coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva: uma revisão sistemática de estudos brasileiros. Conexões, 13(3), 114–130. https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640874

Edição

Seção

Artigo de Revisão