Ensino dos esportes na escola pública e o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640879

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Esportes, Pensamento crítico

Resumo

Descrevo uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física realizada durante o 2° semestre de 2014, para alunos do Ensino Médio de uma escola técnica estadual localizada na zona leste do município de São Paulo, em que os esportes foram tematizados com a intenção de estimular o pensamento crítico dos estudantes. Por meio dessa experiência pedagógica na qual os alunos puderam vivenciar, compreender, refletir, analisar, debater e produzir conhecimento sobre essa manifestação da cultura corporal de movimento, percebeu-se progresso no desenvolvimento da pensamento crítico deles sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas Tadeu - Campus Moóca. São Paulo - SP.

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela USJT. Especialista em Educação Física Escolar e em Pedagogia dos Esportes pela UGF. Mestre em Educação Física pela USJT. Doutorando em Educação Física pela USJT. Professor da rede municipal de ensino de São Paulo

Referências

DARIDO, S. C. et al. A Educação Física, a formação do cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, jan./jun. 2001.

BETTI, M. Educação Física e sociedade: a Educação Física na escola brasileira de 1o e 2o graus. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, 1998.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp, 1995.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. Campinas: Scipione, 1989.

GUEDES, D. P. Educação para saúde mediante programas de Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun. 1999.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2001.

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

SILVA, S. A. P. S. Portas abertas para a Educação Física: falando sobre abordagens pedagógicas. São Paulo: Phorte, 2013.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas para o não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 10-21, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1990.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. In: MOLINA NETO, V. Etonografia: opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Voleibol escolar: uma proposta de ensino na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 2, p. 179-194, abr./jun. 2010.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. Prática pedagógica diferenciada nas aulas de Educação Física: a ginástica na escola pública. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 12, n. 1, p. 165-172, 2013.

MALDONADO, D. As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013.

MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. Educação Física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014.

MALDONADO, D. Educação Física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando os esportes na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 2, p. 147-165, 2014

MASCARA, D. I.; CHIMINAZZO, J. G. C.; LIMA, N. M. O futebol da escola: construção de uma proposta baseada nas três dimensões dos conteúdos. Pulsar, v. 5, n. 1, 2013.

MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; SILVA, A. C. L. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.

RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. As três dimensões do conteúdo na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

MALDONADO, D. T. Ensino dos esportes na escola pública e o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do ensino médio. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 213–230, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i3.8640879. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640879. Acesso em: 17 jan. 2021.

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)