Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental

estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640880

Palavras-chave:

Educação Física, Aula, Didática, Escola

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a organização didática e metodológica de aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de abordagem descritivo-exploratória, utilizou-se matriz de observação para analisar dez intervenções de uma professora com formação em Educação Física para 18 alunos pertencentes ao terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Florianópolis. Os resultados indicaram que a organização didático-metodológica das aulas observadas foi estruturada da seguinte maneira: rito de início da aula (trajeto para a aula, início da aula, atividade inicial); atividades intermediárias; explicação das atividades propostas; e o final da aula. A professora, ao mesmo tempo em que se revelou participativa, explicou com clareza o objetivo das atividades. Frequentemente, houve a separação das crianças por sexo. A realização de estudos com foco no fazer didático e pedagógico de professores de Educação Física escolar ainda deve ser profundamente investigada, a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento profissional do professor.

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Biografia do Autor

Francisco Celso Lima da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em andamento em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC

Marilia Garcia Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e mestrado em Educacão Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016).

William Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES). Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduações em Educação Física (bacharelado, 2011; licenciatura, 2015) nesta instituição.

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Publicado

2015-10-02

Como Citar

Silva, F. C. L. da, Farias, G. O., Pinto, M. G., & Salles, W. N. (2015). Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental: estudo de caso. Conexões, 13(3), 231–241. https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640880

Edição

Seção

Relato de Experiência

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