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Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental
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Palavras-chave

Educação Física
Aula
Didática
Escola

Como Citar

SILVA, Francisco Celso Lima da; FARIAS, Gelcemar Oliveira; PINTO, Marilia Garcia; SALLES, William Neves. Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental: estudo de caso. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 231–241, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i3.8640880. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640880. Acesso em: 16 out. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a organização didática e metodológica de aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de abordagem descritivo-exploratória, utilizou-se matriz de observação para analisar dez intervenções de uma professora com formação em Educação Física para 18 alunos pertencentes ao terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Florianópolis. Os resultados indicaram que a organização didático-metodológica das aulas observadas foi estruturada da seguinte maneira: rito de início da aula (trajeto para a aula, início da aula, atividade inicial); atividades intermediárias; explicação das atividades propostas; e o final da aula. A professora, ao mesmo tempo em que se revelou participativa, explicou com clareza o objetivo das atividades. Frequentemente, houve a separação das crianças por sexo. A realização de estudos com foco no fazer didático e pedagógico de professores de Educação Física escolar ainda deve ser profundamente investigada, a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento profissional do professor.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640880
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