Banner Portal
Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Educação Física
Aula
Didática
Escola

Como Citar

SILVA, Francisco Celso Lima da; FARIAS, Gelcemar Oliveira; PINTO, Marilia Garcia; SALLES, William Neves. Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental: estudo de caso. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 231–241, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i3.8640880. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640880. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a organização didática e metodológica de aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de abordagem descritivo-exploratória, utilizou-se matriz de observação para analisar dez intervenções de uma professora com formação em Educação Física para 18 alunos pertencentes ao terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Florianópolis. Os resultados indicaram que a organização didático-metodológica das aulas observadas foi estruturada da seguinte maneira: rito de início da aula (trajeto para a aula, início da aula, atividade inicial); atividades intermediárias; explicação das atividades propostas; e o final da aula. A professora, ao mesmo tempo em que se revelou participativa, explicou com clareza o objetivo das atividades. Frequentemente, houve a separação das crianças por sexo. A realização de estudos com foco no fazer didático e pedagógico de professores de Educação Física escolar ainda deve ser profundamente investigada, a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento profissional do professor.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640880
PDF

Referências

XAVIER NETO, L. P.; ASSUNÇÃO, J. R. Educação Física (saiba mais). Rio de Janeiro: Unit, 2005.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

GHIRALDELLI JR., P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

MARQUES, M. O. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1990.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

PEREZ GALLARDO, J. S. Educação Física escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 2003.

CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p.21-37, 2007.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física infantil: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2002.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

FARIA JR., A. G. Introdução à didática de Educação Física. Brasília: Divisão de Educação Física do MEC, 1986.

KREBS, R. J.; RAMALHO, M. H. S. Planejamento curricular para educação básica: Educação Física: caderno pedagógico. Florianópolis: IOESC, 2011.

PADILHA, S. L.; PIETA, S. A. A influência da atividade de volta à calma para a melhoria do aprendizado em crianças do ensino fundamental. Paraná: UNICS. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=36&lid=6291. Acesso em: 22 set.2013.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.