Banner Portal
A construção tática no voleibol
PDF

Palavras-chave

Voleibol
Iniciação esportiva
Sistemas de jogo

Como Citar

HIRAMA, Leopoldo Katsuki; JOAQUIM, Cássia dos Santos; MATOS, José Arlen Beltrão de; MONTAGNER, Paulo Cesar. A construção tática no voleibol: ensino pela compreensão. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 4, p. 165–177, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i4.8643439. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643439. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

O voleibol é muito conhecido e praticado no Brasil. No entanto sua iniciação enfrenta problemas diante de sua própria dinâmica, realizada através de rebatidas na bola, ao contrário da maioria dos esportes coletivos. Tradicionalmente se busca resolver tal dificuldade através do ensino das técnicas básicas, estimulando o domínio da bola, para posteriormente propor a aprendizagem de suas táticas. Este estudo apresenta uma proposta aplicada em duas instituições com jovens iniciantes no voleibol estimulando seu ensino com ênfase em situações táticas. Os resultados demonstraram que a compreensão da dinâmica do jogo e a resolução dos problemas oriundos destas situações provocaram o entendimento e versatilidade das diferentes funções na modalidade e a importância do domínio técnico.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643439
PDF

Referências

LAMARTINE, C. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

MARCHI JUNIOR, W. “Sacando” o voleibol. São Paulo: Hucitec: Ed. da Unijuí, 2004.

BIZZOCCHI, C. O voleibol de alto rendimento: da iniciação à competição. Barueri: Manole, 2008.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.

KROGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um abc para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.

OSLIN, J. L. Tactical approaches to teaching games: "are. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, Reston, v. 67, n. 1, p. 27, jan. 1996.

SOUZA, A. J. É jogando que se aprende: o caso do voleibol. In: NISTA-PICOLLO, V. L. (Org.). Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus, 1999.

GRIFFIN, L. L.; MITCHELL, S. A.; OSLIN, J. L. Teaching sports concepts and skills: a tactical games approach. Champaign: Human Kinects, 1997.

GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Faculdade de ciências do desporte e de educação física. Centro de estudos dos jogos desportivos, 1995.

HIRAMA, L. K. et al. Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características. Conexões, Campinas, v. 12, n. 4, p. 51-68, out./dez. 2014.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.