Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Felipe Del Mando Luchesi Universidade Estadual Paulista
  • Sandro Caramaschi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646058

Palavras-chave:

: Interação professor-aluno, Educação física escolar, Séries iniciais

Resumo

O presente trabalho consistiu em analisar interações professor-aluno em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o concomitante processo segregativo e/ou de implicações que há por detrás das mesmas. A metodologia foi caracterizada pela observação naturalística com a utilização de filmagem, além de entrevista semi-estruturada realizada com professores utilizando uma abordagem quali-quantitativa em três instituições públicas de ensino localizadas no município de Bauru/ SP, envolvendo 4 docentes, um por seriação. Com a presente pesquisa foi possível identificar ações exitosas e práticas diversificadas, inclusive coercitivas, passíveis de mudança por parte dos docentes em seus contextos de ensino.

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Biografia do Autor

Felipe Del Mando Luchesi, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Educação Física pela UNESP, Campus Bauru, Aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP Bauru)

Sandro Caramaschi, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, Brasil(1997)
Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Brasil

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Publicado

2016-08-02

Como Citar

LUCHESI, F. D. . M.; CARAMASCHI, S. Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 90-112, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i2.8646058. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646058. Acesso em: 27 out. 2020.

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