Formação continuada de professores de educação física: uma proposta de trabalho colaborativo

  • Ana Paula Vasconcelos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Formação Continuada, Prática Pedagógica, Educação Física

Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de uma proposta de formação continuada desenvolvida com professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, no município de Barra do Garças, tendo por base os pressupostos da formação continuada e do trabalho colaborativo. Realizamos ao longo de cinco meses, treze encontros formativos com a participação de sete professores de Educação Física. Ao final dos encontros os professores criticaram modelos atuais de formação continuada, apontando a necessidade de ampliação de espaços para a discussão de assuntos específicos à Educação Física e à prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Vasconcelos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
Meste em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em Formação de professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista.
Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ-GOMÉZ, Angel. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1996.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto, 1999.

CUNHA, António Camilo. Pós-Modernidade, socialização e profissão dos professores (de educação física): para uma “nova” reconceptualização. Viseu, Portugal: Vislis, 2008, p. 35-68.

FORMOSINHO, João Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Porto, 2009.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto, 2001.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009.

AZEVEDO, Andréa Maria Pires; OLIVEIRA, Glycia Melo; SILVA, Priscilla Pinto Costa; NÓBREGA, Thereza Karolina Sarmento; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. Formação continuada na prática pedagógica: a educação física em questão. Movimento, Porto Alegre, v.16, n. 4, p. 245-262, out./ dez., 2010.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de; FERREIRA, Maria Salonilde. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio-histórica. Linguagens, educação e sociedade, Teresina, v. 10, n. 12, 2005, p. 26-38.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 521-539.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

AGUIAR, Camila Silva de; ROTELLI, Paula Pereira; PETRONI, Renata Gomes Gerais; TERRA, Dinah Vasconcellos. Principais dificuldades dos professores de educação física nos primeiros anos de docência: elementos para (re) orientação das disciplinas de didática e prática de ensino do curso de licenciatura em Educação Física da UFU. Motrivivência, v. 17, n. 25, p. 37-55, dez., 2005.

KRUG, Hugo Noberto. Rede de auto-formação participada como forma de desenvolvimento profissional de educação física. 2004. 231f. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) – Centro de Educação Física e Desporto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2004.

MARQUES, Marta Nascimento; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Hugo Norberto; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. Os desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física. Roteiro, Joaçaba, v. 40, n. 1, 2005, p. 187-206.

ROSSI, Fernanda. Formação continuada em educação física escolar: concepções e perspectivas de professores. 213f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. 2010.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
Silva, A. P. V. da, & Moreira, E. C. (2017). Formação continuada de professores de educação física: uma proposta de trabalho colaborativo. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 15(2), 235-250. https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8647510
Seção
Relato de Experiência