No caminho de novas práticas pedagógicas em educação física escolar

Autores

  • Uirá de Siqueira Farias Universidade Municipal de São Caetano do Sul https://orcid.org/0000-0001-7286-1000
  • Claudio Aparecido de Sousa Universidade Nove de Julho
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia https://orcid.org/0000-0002-0420-6490
  • Vinícius dos Santos Moreira Universidade São Judas Tadeu
  • Paulo Clepard Silva Januario Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v15i4.8648539

Palavras-chave:

Educação física escolar, Inovação pedagógica, Planejamento participativo

Resumo

Esse trabalho expõe alguns vestígios de mudanças nas práticas pedagógicas em Educação Física Escolar, que vem sendo impulsionadas desde os anos 1980, pelo movimento renovador da área. O objetivo desse estudo é apresentar práticas pedagógicas, em formato de relatos de experiência, que busquem romper com aulas tradicionais, e ampliar os conhecimentos dos alunos diante das manifestações da cultura corporal de forma crítica e participativa, ou seja, mostrando práticas inovadoras que dialogam com o projeto da escola, com os alunos e com seus pares. Tais relatos mostram características inovadoras que ultrapassam os modelos enraizados na Educação Física Escolar, trazendo possíveis contribuições para serem analisadas e refletidas pelos professores que estão na difícil tarefa educacional em escolas públicas brasileiras. 

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Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e Licenciado em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho - SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a sete anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil, fundamental, médio e EJA. É professor concursado nas redes Municipais de Santo André - SP e de São Paulo. Atualmente realiza o mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

Claudio Aparecido de Sousa, Universidade Nove de Julho

Docente na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Mestrando em Educação no Programa de Gestão e Práticas Educacionais na Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). Graduado em Pedagogia (2016) pela Universidade Nove de Julho. Especialista na área de Psicomotricidade (2015) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Especialista na área de Atividade Física Adaptada e Saúde (2012) pela Universidade Gama Filho. Graduado em Educação Física Licenciatura (2009) e Bacharelado (2010) pela Universidade Nove de Julho. Graduado em Gestão de clubes e eventos esportivos (2009) pela Universidade Nove de Julho. É Professor de Educação Física efetivo nas Prefeituras de São Bernardo do Campo e Santo André no ensino fundamental I. Participou do grupo de estudo e pesquisa em Atividade Física e Saúde (GEPAF) na USP LESTE no ano de 2013. Atuou como Professor convidado na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em cursos de Pós Graduação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Metodologia do ensino, Prática pedagógica e Círculo de Cultura na Educação Física escolar.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior.

Vinícius dos Santos Moreira, Universidade São Judas Tadeu

Professor de Educação Física escolar efetivo das redes municipais de Santo André e São Paulo com experiência na educação infantil e ensino fundamental. Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015), licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2008) e Bacharelado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UNIÍTALO (2010).

Paulo Clepard Silva Januario, Universidade Nove de Julho

Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós graduação -Lato Sensu- em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Pós graduação -Lato Sensu- em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental como Educador Físico em equipes multiprofissionais em Caps (Centro de atenção psicossocial) Adulto, com matriciamento de território, acolhimentos, coordenação de grupos terapêuticos, visitas domiciliares, como técnico de referência e etc. Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André. Professor efetivo de Educação Física na rede Estadual de São Paulo, atua com Fundamental I. Atualmente cursa o Mestrado -Stricto Sensu- em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

FARIAS, U. de S.; SOUSA, C. A. de; MALDONADO, D. T.; MOREIRA, V. dos S.; JANUARIO, P. C. S. No caminho de novas práticas pedagógicas em educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 4, p. 486–504, 2018. DOI: 10.20396/conex.v15i4.8648539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648539. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Relato de Experiência

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