Possibilidades pedagógicas para o ensino do tênis na escola

Palavras-chave: Educação física escolar, Pedagogia do esporte, Tênis

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico-propositivo, tem o intuito de apontar alguns aspectos para a sistematização do ensino dos elementos técnicos e táticos do tênis nas escolas segundo as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte. Inicialmente são apresentados os elementos de desempenho do tênis, em especial aqueles enfatizados nas fases iniciais de ensino: a técnica (habilidade técnica) e a tática (tática individual). Num segundo momento são apresentadas as formas de ensino destes elementos segundo as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte. Desse modo, nesta perspectiva de ensino, são apresentadas propostas para ensinar alunos com poucas habilidades, ao mesmo tempo em que estas são desenvolvidas durante os jogos táticos, envolvendo também as habilidades técnicas básicas da fase de iniciação e as formas de adaptação dos materiais durante a fase inicial de ensino em um contexto educacional com elevado número de crianças. 

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Biografia do Autor

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor Adjunto Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS
Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação Física da UNESP - Rio Claro.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação Física da UNESP - Rio Claro.

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Publicado
2018-03-30
Como Citar
Ginciene, G., Impolcetto, F. M., & Darido, S. C. (2018). Possibilidades pedagógicas para o ensino do tênis na escola. Conexões, 15(4), 505-521. https://doi.org/10.20396/conex.v15i4.8649663
Seção
Ensaio

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