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A avaliação na educação física escolar
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Palavras-chave

Avaliação
Educação física escolar
Aprendizagem

Como Citar

SILVA, Vera Teixeira; SILVA, Bruno Allan Teixeira da; MELO, Luciene Farias de; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A avaliação na educação física escolar: um estudo com professores da rede pública do estado de São Paulo. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 2–16, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i1.8649716. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649716. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O foco desse estudo foi investigar como o professor de Educação Física tem realizado a avaliação no contexto escolar. A amostra foi composta por sessenta e quatro professores de Educação Física, atuantes na rede pública das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino da região Centro-Sul, no estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto, e analisados numa abordagem qualitativa utilizando a análise do conteúdo. Os resultados mostram que os professores utilizam diversos instrumentos para avaliar seus alunos, porém, ficou explícita a falta de articulação, interação e interdependência entre os processos de avaliação e de aprendizagem, bem como a falta de conhecimento docente sobre o tema. Aponta-se a necessidade de práticas avaliativas que tenham sentido e significado para alunos e professores, as quais estejam articuladas ao processo de aprendizagem. Além disso, a avaliação deve fornecer dados para sustentar e reestruturar o percurso pedagógico.

 

https://doi.org/10.20396/conex.v16i1.8649716
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