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Percepções socioambientais de estudantes de licenciatura em educação física de uma universidade pública de santa catarina
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Palavras-chave

Educação física
Formação profissional
Educação ambiental
Percepção

Como Citar

MACHADO, Marcos Luiz Marques; CORREIA, Priscila Mari dos Santos; SALLES, William das Neves; MARINHO, Alcyane; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Percepções socioambientais de estudantes de licenciatura em educação física de uma universidade pública de santa catarina: associações com características pessoais. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 31–48, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i1.8649894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649894. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumo

Este estudo descritivo-correlacional e quantitativo teve como objetivo associar as percepções socioambientais de estudantes universitários de Educação Física com suas características pessoais. Participaram 117 estudantes (70 do sexo feminino e 47 do sexo masculino) do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado de Santa Catarina, os quais responderam a um questionário adaptado da base de instrumentos de percepção ambiental do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental da Faculdade Brasileira UNIVIX, (Vitória/ES). A análise dos dados envolveu a utilização de procedimentos descritivos (percentuais, média e desvio padrão) e inferenciais (teste de hipóteses Qui-quadrado), adotando-se nível de significância de 5%. Os estudantes envolvidos com atividades extracurriculares, que ingressaram na universidade há dois anos, ou menos, e que permanecem na instituição durante os períodos diurno e noturno participam mais de eventos da área socioambiental. Além disso, os estudantes não engajados em atividades extracurriculares costumam separar mais o lixo produzido enquanto estão no ambiente universitário. 

https://doi.org/10.20396/conex.v16i1.8649894
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