Análise de atos de currículo na educação física em escolas da rede municipal de Simão Dias - SE e Paripiranga - BA

Palavras-chave: Educação Física escolar, Atos de Currículo, Teorias curriculares.

Resumo

Atos de Currículo se constituem como toda e qualquer ação curricular planejada e desenvolvida pelos atores educacionais. Na Educação Física, estes vem sendo motivados e influenciados pelas teorias curriculares tradicionais, crítica e pós-critica. Este trabalho surge a partir das inquietações pautadas em quais teorias curriculares estão vinculados os Atos de Currículo na Educação Física escolar no ensino fundamental II em escolas da Bahia e Sergipe. Objetivamos analisar os planos de ensino da disciplina Educação Física, buscando vestígios das correntes teóricas. A metodologia caracterizada como pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Analisamos o conteúdo por categoria. O objeto de estudo foram os planos de ensino de dois professores (P1 e P2), do 6º e 9º ano de duas escolas (E1 e E2). Os resultados apontam certa dificuldade na organização dos planos. Ambos apontam para a repetição dos esportes coletivos como temas dominantes, pautados principalmente em concepções tradicionais do currículo. Concernindo à Educação Física escolar um papel reducionista de fomentar corpos biologicamente harmoniosos para o lazer, o trabalho e a aprendizagem de outros conhecimentos. Outro traço é a falta de progressão dos conteúdos a serem ensinados. 

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Biografia do Autor

Libni David de Santana Macêdo, Centro Universitário Ages
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário AGES (2016). Recebeu ao fim do curso dois certificados de Mérito AGES: Maior Nota de Trabalho Monográfico 2016.2; e Segunda Melhor Média Geral do Colegiado de Educação Física. Possui experiência nas áreas escolar e fitness da Educação Física, com ênfase na Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Relação família-escola, Documentos curriculares, Cultura corporal, Atos de currículo e Currículo pós-crítico na Educação Física. Registro profissional CREF 12051 G/BA. Atualmente é Professor no Colégio Estadual João Marques da Silva.
Tiago de Melo Ramos, Centro Universitário Ages
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Pós-graduado em Educação Física com ênfase em Treinamento Desportivo pela Faculdade Serigy.Pós-graduado em politicas públicas e contextos Educativos, Ministrado pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Árbitro da Federação Sergipana de Futebol - FSF. Atualmente professor titular no colegiado de Educação Física da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES.
Thaís Almeida Purificação, Centro Universitário Ages
Mestra em Biologia Funcional e Molecular, com ênfase em Fisiologia, pelo Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Bioquímica do Exercício, também pelo Instituto de Biologia da UNICAMP, departamento de Bioquímica. Experiência na área de Educação Física em treinamento esportivo, Bioquímica do Exercício, Nutrição Desportiva e Metabolismo. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia. Professora titular no Centro Universitário de Ciências Humanas e Sociais AGES.
Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo
É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.

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Publicado
2018-08-28
Como Citar
Macêdo, L. D. de S., Ramos, T. de M., Purificação, T. A., & Neira, M. G. (2018). Análise de atos de currículo na educação física em escolas da rede municipal de Simão Dias - SE e Paripiranga - BA. Conexões, 16(3), 281-298. https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8650464
Seção
Artigo Original