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Análise de atos de currículo na educação física em escolas da rede municipal de Simão Dias - SE e Paripiranga - BA
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Palavras-chave

Educação Física escolar
Atos de Currículo
Teorias curriculares.

Como Citar

MACÊDO, Libni David de Santana; RAMOS, Tiago de Melo; PURIFICAÇÃO, Thaís Almeida; NEIRA, Marcos Garcia. Análise de atos de currículo na educação física em escolas da rede municipal de Simão Dias - SE e Paripiranga - BA. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 281–298, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i3.8650464. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8650464. Acesso em: 24 jun. 2024.

Resumo

Atos de Currículo se constituem como toda e qualquer ação curricular planejada e desenvolvida pelos atores educacionais. Na Educação Física, estes vem sendo motivados e influenciados pelas teorias curriculares tradicionais, crítica e pós-critica. Este trabalho surge a partir das inquietações pautadas em quais teorias curriculares estão vinculados os Atos de Currículo na Educação Física escolar no ensino fundamental II em escolas da Bahia e Sergipe. Objetivamos analisar os planos de ensino da disciplina Educação Física, buscando vestígios das correntes teóricas. A metodologia caracterizada como pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Analisamos o conteúdo por categoria. O objeto de estudo foram os planos de ensino de dois professores (P1 e P2), do 6º e 9º ano de duas escolas (E1 e E2). Os resultados apontam certa dificuldade na organização dos planos. Ambos apontam para a repetição dos esportes coletivos como temas dominantes, pautados principalmente em concepções tradicionais do currículo. Concernindo à Educação Física escolar um papel reducionista de fomentar corpos biologicamente harmoniosos para o lazer, o trabalho e a aprendizagem de outros conhecimentos. Outro traço é a falta de progressão dos conteúdos a serem ensinados. 

https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8650464
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