Atividades circenses no ensino fundamental

uma possibilidade na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v16i4.8650704

Palavras-chave:

Circo, Educação, Educação Física

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre as experiências com a tematização das atividades circenses nas aulas de Educação Física em turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa experiência foi realizada na Escola Municipal Professara Maria de Lourdes Oliveira, situada no distrito de Gravatá, cidade de Ceará-Mirim no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Com inspiração nos pressupostos da pesquisa-ação foram planejadas aulas a partir de uma unidade didática composta de sete encontros para cada turma. Foram vivenciadas experiências com malabarismo de lançamento e de equilíbrio dinâmico, equilíbrios corporais, acrobacias de solo e de equilíbrio acrobático. Esses encontros proporcionaram experiências criativas com o corpo e ampliaram os saberes dessas crianças sobre o universo circense

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Biografia do Autor

Antonio Fernandes de Souza Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Tecnólogo em Produção Multimídia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Licenciando em Filosofia pela UFRN. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) vinculado ao Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC).

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

SOUZA JUNIOR, A. F. de. Atividades circenses no ensino fundamental: uma possibilidade na educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 4, p. 600–614, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i4.8650704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8650704. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Relato de Experiência