Entre a técnica e ação pedagógica em GPT

elementos para reflexão acerca da construção de uma proposta de GPT a partir da experiência de um grupo universitário em Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v15i4.8652119

Palavras-chave:

GPT, Universidade, Formação, Inclusão

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar as experiências e os desdobramentos de um grupo universitário de Ginástica para Todos existentes desde o ano de 2010 na Universidade Estadual de Goiás, denominado Cignus. Tal grupo tem delineado sua construção e ação pedagógica através da prática de Ginástica Para Todos e a partir da práxis propomos a reflexão entre o processo de formação, a técnica e a ação pedagógica em GPT. A temática se tornou relevante na medida em que inquietações foram se tornando ponto de pauta para debate: seria a técnica a questão mais importante na formação para a GPT? Estariam os processos excludentes afastando a possibilidade de uma ginástica prazerosa e praticável em espaços escolares? Essas duas questões se interligaram e propiciaram dois momentos reflexivos, a saber: a primeira, uma pesquisa de campo com professores da rede Estadual para compreender a ausência da Ginástica nas escolas no atual contexto e a segunda, a sistematização das reflexões acerca das ações realizadas via projeto de extensão e a compreensão de uma proposta que não prioriza apenas a técnica, embora utilize-a como uma base metodológica. Como procedimentos metodológicos foram realizadas: organização documental, revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultado, compreendemos a GPT como conteúdo potencial para a Educação Física Escolar, para o processo de formação docente, para a reinserção e resignificação da Ginástica no Estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goias/UEG (2006), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação - FE/UFG (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica para Todos, Dança, Arte, Cultura, Formação docente, Saúde e trabalho docente.

Lohany Cristina do Nascimento Gomes, Universidade Estadual de Goías

Tem experiência na área de dança à mais de quatro anos, Jazz. Experiência em mini-cursos, step e palestras de Suplementação Alimentar pela Unidade ESEFFEGO/UEG. Participa do Grupo Cignus de Ginástica para Todos na ESEFFEGO/UEG. Participou do maior festival internacional de Ginástica Para Todos GYMNASTRADA, participou do VII e VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos em Campinas-SP. Atualmente é professora (estagiária) na escola Mônica e Lassale tendo experiência na área Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Ginástica Para Todos, dança, e artes circenses.

Lidia Acyole de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (PPGSC/UFG). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (PPGSC/UFG) (2016). Especialista em Fundamentos da Educação Infantil e anos iniciais pela Faculdade Serra da Mesa (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - UEG Campus Eseffego (2013).

Nayara Lima Vianey, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Cursa licenciatura em Dança na Universidade Federal de Goiás. Atua no grupo de pesquisa INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE. Coordenação:Márcio Pizarro Noronha.Linhas de pesquisa Biografias de artistas e arte testemunhal, Estudos de Performance, Body Art, Narratividade e Artes Espaciais, Processos e sistemas interartísticos: linguagem sonora, visual e audiovisual. Orientação:Márcio Pizarro Noronha.

 

Thiago Camargo Iwamoto, Universidade Estadual de Goiás

Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB, linha de pesquisa "Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer", temática: Estudos Comparados sobre Práticas Corporais, Cultura e Natureza. Mestrado em Psicologia, linha de pesquisa "Análise Experimental do Comportamento" pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014) . Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia e Cinesiologia do Exercícios pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás . Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual de Goiás e professor auxiliar l da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, ginástica, atividade física, cultura corporal, imagem corporal, corporeidade e comportamento humano.

Referências

AMBROSIO, Margareth P.; AMBROSIO, Marcus Vinicius B. Ginástica para Todos uma manifestação sociocultural. 2011. Disponível em: https://unigym.files.wordpress.com/2011/05/ginc3a1stica-para-todos2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2015.

AYOUB, Eliana. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a educação física escolar. 1998. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 1998.

_____. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. – Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

BERTOLINI, Claudia Maria. Ginástica Geral na escola: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. 2005. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http:// www.efdeportes.com/efd116/a-ginastica-geral-na-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 15 maio 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, 1997.

DUARTE, Leonardo de Carvalho; LUNA, Christiane Freitas. Ensino de Ginástica em escolas da Rede pública de ensino do município de Jequié. Campinas: Unicamp, 2010.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HERMIDA, J. F. (Org.). Educação física: conhecimento e saber escolar. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2009.

KUNZ, Elenor (Org.). Educação física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2006.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cozac & Naify, 2004.

MENEZES, Luciana. Ginástica para Todos: história. Disponível em: http://www.ginasticario.com.br/modalidades/ginastica-para-todos/historia.php. Acesso em: 22 nov. 2015.

NASCIMENTO, B. B.; GARCES, S. B. B. Educação Física ou rola bola? A percepção da comunidade escolar sobre as aulas de Educação Física. EFDeportes.com: revista digital, Buenos Aires, año 17, n. 178, mar. 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd178/educacao-fisica-ou-rola-bola.htm. Acesso em: 26 nov. 2015.

PAOLIELLO, Elizabeth (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

_____. O universo da ginástica. Campinas: FEF/UNICAMP, 2011.

PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio. A Educação Física Escolar e a Ginástica Geral com sentido pedagógico. In: PAOLIELLO, Elizabeth (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

______.; SOUZA, Elisabeth Paoliello M. Ginástica geral: duas visões de um fenômeno. In: AYOUB, Eliana. (Org.). Coletânea: textos e sínteses do I e II Encontro de Ginástica Geral. Campinas: UNICAMP, 1997. p. 33-38.

PIRES, Marília F. C. Educação e materialismo histórico dialético. Interface, Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 1, 1997.

SANTOS, J. C. E et al. Ginástica. In: DACOSTA, Lamartine (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.

SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo. Campinas: Autores Associados, 1998.

______. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

TOLEDO, Eliana de; AYOUB, Eliana, PAOLIELLO (Org.). In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 5. Campinas, 2010. Anais ... Campinas: FEF/UNICAMP, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1987. p. 175.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, M. F. de; GOMES, L. C. do N.; DE SOUZA, L. A. .; VIANEY, N. L.; IWAMOTO, T. C. Entre a técnica e ação pedagógica em GPT: elementos para reflexão acerca da construção de uma proposta de GPT a partir da experiência de um grupo universitário em Goiás. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 4, p. 465–485, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i4.8652119. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652119. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)