Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Comportamento motor, Natação

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, as atividades aquáticas demonstram melhora em diferentes aspectos. Objetivo: avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Métodos: foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: concluir-se que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.

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Biografia do Autor

Thaiany Luna Pires Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

É bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Professora nas academias Bem Estar, Em Forma e Massaini Academia de Natação. 

Paulo Ernesto Antonelli, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui doutorado em Educação Física, Saúde e Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2007). É professor efetivo Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto-MG.

Emerson Cruz de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

É Professor Associado I lotado na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto - EEFUFOP. Possui mestrado em Ciências Biológicas (11-05-2007) pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui doutorado (2013) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (EEF-UFOP), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa do Esporte e Exercício e coordenador do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA). 

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

PEREIRA, T. L. P.; ANTONELLI, P. E.; OLIVEIRA, E. C. de; FERREIRA, R. M. Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019037, 2020. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8652396. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652396. Acesso em: 6 dez. 2021.

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