A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: Relação e Contributos em crianças do Ensino Pré-escolar

  • Samuel Honório Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação. https://orcid.org/0000-0003-1863-344X
  • Henrique Gil Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.
  • Marco Batista Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.
  • João Serrano Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.
  • Tânia Santos Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.
Palavras-chave: Capacidades Motoras, Educação Pré-Escolar, Expressão Fisico-motora, Nintendo Wii®, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Objetivos: Promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora, no âmbito da Educação Pré-Escolar, para se analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii® e identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Métodos: A investigação decorreu num Jardim de Infância, com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®) que realizaram avaliações relativamente ao equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade, presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor Fonseca (1975). O estudo foi implementado em 7 sessões utilizando a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Foi utilizado o programa SPSS (versão 20), para verificar a normalidade através do teste Shapiro-Wilk e provas não-paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. Dado que esta investigação se concretizou na Prática de Ensino Supervisionada, foram ainda tidas em consideração as notas de campo resultantes de uma observação participante por parte dos investigadores. Resultados: O grupo experimental apesar de não evidenciar diferenças estatisticamente significativas, apresenta, em todas as variáveis avaliadas valores mais favoráveis em comparação com o grupo de controlo. Conclusões: Verificou-se que a utilização da Nintendo Wii® promoveu melhores resultados no grupo experimental nas variáveis analisadas (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, praxia global). Neste sentido, propõe-se a utilização da Nintendo Wii sempre que tal for sentido como necessário e pertinente dado que poderá sempre incrementar uma melhoria ao nível da Expressão Fisico-Motora.

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Biografia do Autor

Samuel Honório, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.

Docente em Motricidade Infantil. Área Cientifica de Desporto e Bem-estar. SHERU (sport, health and exercise research unit).

Henrique Gil, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.

Coordenador do Curso de Mestrado em Educação de Infancia, Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo. Professor de Tecnologias e Multimédia

Marco Batista, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.

Docente em Motricidade Infantil. Área Cientifica de Desporto e Bem-estar. SHERU (sport, health and exercise research unit)

João Serrano, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.

Diretor da EScola Superior de Educação. Docente em Motricidade Infantil. Área Cientifica de Desporto e Bem-estar. SHERU (sport, health and exercise research unit).

 

Tânia Santos, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação.

Mestre em Educação de Infância. Educadora de Infância.

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Publicado
2018-09-27
Como Citar
Honório, S., Gil, H., Batista, M., Serrano, J., & Santos, T. (2018). A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: Relação e Contributos em crianças do Ensino Pré-escolar. Conexões, 16(3), 353-369. https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8652759
Seção
Artigo Original