Currículo escolar e a busca por reconhecimento

Palavras-chave: Currículo, Reconhecimento mútuo, Educação básica

Resumo

Objetivo: Apresentar reflexões acerca do currículo do município de Aracruz-ES a partir de sete escolas com elevado Ideb em 2013. Nesse texto busca-se problematizar a ideia de um currículo único, destacando algumas implicações para as práticas nos contextos situados e a busca de reconhecimento como um elemento motivador do comprometimento docente com o aprendizado. Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa de viés etnográfico. A análise foi realizada com base na teoria do reconhecimento de Honneth (2003). Resultados e Discussão: Identificamos que nas escolas participantes do estudo, o respeito à diversidade e às idiossincrasias fomentam um trabalho contextualizado, propiciando a construção coletiva do currículo, condição que responsabiliza e implica os sujeitos com a aprendizagem ao se verem contemplados em diferentes momentos do processo. Conclusão: Isso aproxima os sujeitos dos seus objetivos e desejos na vivência do currículo e potencializa o desenvolvimento do reconhecimento mútuo, segundo Honneth (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo. Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

BADIA, Denis Domeneghetti. Cultura, imaginário e escola. In. SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa. A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas-SP: Autores Associados, 2005, p. 97-117.

BHABHA, Homi. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BRASIL. Nota Técnica. Índice de desenvolvimento da educação básica. Disponível. em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 14 ago. 2017.

BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

CARVALHO, Janete. Magalhães. Pensando o currículo escolar a partir do outro que está em mim. In: FERRAÇO, C. E. (Org.) Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005, p. 94-111.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Currículo, formação continuada de professores e cotidiano escolar: fragmentos de complexidade das redes vividas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo. (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005, p. 15-42.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Currículo. In: (Org.) Beauchamp, Jeanete; Pagel, Sandra Denise; Nascimento, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf. Acesso em: 17 out. 2016.

HAMMERSLEY, Martin.; ATKINSON, Paul. Etnografía: métodos de investigación. 2 ed. Barcelona: Paidós, 1994.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: (Org.) Beauchamp, J.; Pagel, S. D.; Nascimento, A. R. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 17-48. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 17 out. 2016.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CARVALHO M. Construção de identidades no currículo de uma escola de ensino fundamental. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Publicado
2019-08-19
Como Citar
Silva, M. S. da. (2019). Currículo escolar e a busca por reconhecimento. Conexões, 17, e019018. https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8655084
Seção
Artigo Original