Banner Portal
Programa de Educação Tutorial
PDF

Palavras-chave

Educação física
Saúde
Educação

Como Citar

NASCIMENTO, Marcelo de Maio; MOREIRA, Sérgio Rodrigues; CARVALHO, Rodrigo Gusta vo da Silva. Programa de Educação Tutorial: ações do PET-Biomecânica e PET-Educação Física, na região do Sertão de Pernambuco-PE. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019030, 2020. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8655771. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8655771. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Objetivo: Apresentar o conjunto de ações da área do ensino, pesquisa e extensão de dois grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), atuantes na área da Educação Física. Metodologia: Trata-se de um relato de experiências relativo às atividades do PET-Biomecânica e PET-Educação Física, entre os anos de 2011-2019, na cidade de Petrolina-PE, região do Sertão pernambucano. Essas equipes são interdisciplinares, compostas por 12 discentes bolsistas, além de voluntários, todos sob a coordenação de um tutor. Resultados e discussão: Verificou-se que os grupos PET vêm contribuindo significativamente para indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, qualificando a formação dos futuros professores de Educação Física da região. Ao longo dos anos, as equipes desenvolveram diferentes ferramentas, que proporcionam a troca de conhecimentos com a comunidade local e, por conseguinte, o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, em caráter interdisciplinar. Conclusão: Com base na tríade ensino, pesquisa e extensão as ações dos grupos PET apresentam grande potencial à formação acadêmica, porque informam e instrumentalizam os discentes sobre temas relevantes da área da Educação Física, Saúde e Educação. Ademais, as ações auxiliaam os petianos na elaboração e fixação dos conhecimentos de sala de aula, além do desenvolvimento de princípios de cidadania.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8655771
PDF

Referências

CANDOTTI, Claudia Tarragô; ROHR, Jóice Elisa; NOLL, Matias. A Educação Postural como conteúdo curricular da Educação Física no Ensino Fundamental II nas escolas da Cidade de Montenegro/RS. Movimento, v. 17, n. 3, p. 57–77, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/18173.

GAYA, Adroaldo Cesar Araújo; GAYA, Anelise Reis. Projeto Esporte Brasil: Manual de testes e avaliação. Porto Alegre: UFRGS. 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/proesp/arquivos/manual-proesp-br-2016.pdf. Acesso. em: 14/02/2019

DE SOUZA, José Geraldo. Evolução histórica da universidade brasileira: abordagens preliminares. Revista de Faculdade de Educação - PUC-Campinas, v. 1, n. 1, p. 42–58, 2012. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/461.

KASTEN, Ana Paula; DA ROSA, Bruna Nichele; SCHIMIT, Emanuelle Francine Detogni; NOLL, Matias; CANDOTTI, Claúdia Tarragô. Prevalência de desvios posturais na coluna em escolares: revisão sistemática com metanálise. Jornal de Desenvolvimento Humano, v. 27, n. 1, p. 99–108, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v27n1/pt_14.pdf.

DE LEMOS, Adriana Torres; SANTOS, Fabio Rocha dos; GAYA, Adroaldo Cesar Araujo. Hiperlordose lombar em crianças e adolescentes de uma escola privada no Sul do Brasil ocorrência e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 4, p. 781–788, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-311X2012000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

MEC - Ministério Da Educação. Programa de Educação Tutorial - PET, Manual de Orientações Básicas. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192.

MEC – Ministério da Educação. Portal do Ministério da Educação: Apresentação - PET. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em: 14/2/2019.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade. Emancipacão, v. 10, n. 2, p. 435–442, 2010. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1937/1880.

NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Uma perspectiva em extensão universitária: programa de educação tutorial PET-Biomecânica. Em Extensão, v. 14, n. 1, p. 91–105, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28633.

NASCIMENTO, Marcelo de Maio, KESTERING, Celito, MOREIRA, Sérgio Rodrigues, AMORIM, Miriam Cleide Cavalcante de. PET-Programa de Educação Tutorial: estrutura e ações nas cidades de São Raimundo Nonato-PI, Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Extensio UFSC, v. 12, n. 20, p. 2–20, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n20p2.

CANDOTTI, Claudia Tarragô; ROSA, Bruna Nichele; SCHOENELL, Maria Cristina Wolf; TIGGEMANN, Carlos Leandro; LOSS, Jefferson Fagundes. Dor nas costas, hábitos posturais e comportamentais de escolares da rede municipal de ensino de Teutônia, RS. Journal of Human Growth and Development, v. 23, n. 2, p. 1–7, 2013.

CANDOTTI, Claudia Tarragô; SCHMIT, Emanuelle; PIVOTTO, Luiza Rampi; RAUPP, Eduardo G; NOLL, Matias; VIEIRA, Adriane; LOSS, Jefferson Fagundes. Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI): Development, content validation and reproducibility. International Journal of Public Health, v. 58, n. 4, p. 565–572, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29191701.

VIEIRA, Adriane; NOLL, Matias; DARSKI, Caroline; CANDOTTI, Claudia Tarragô. Back schools in Brazil: a review of the intervention methodology, assessment tools, and results. Revista Brasileira de Reumatologia (English Edition), v. 54, n. 1, p. 51–58, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2255502114000108.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira, SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; FREIRE, Elisabete dos Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Práticas Corporais e Paulo Freire: Uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1265, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/85020.

REBOLHO, Marilia Cristina Tenório; ROCHA, Lys Esther; TEIXEIRA, Liliane Reis; CASAROTTO, Raquel Aparecida. Prevalência de dor músculo esquelética e percepção de hábitos posturais entre estudantes do ensino fundamental. Revista de Medicina, v. 90, n. 2, p. 68–77, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58887.

RIBEIRO, Ana Freire Macedo; TOMASINI, Fabiana Bezerra; MUNARETTO, Carina Menegat; SOUZA, Andreia Henrique; RIBEIRO, Jéssica Daiane Oliveira; FULBER, Amanda Souza; OLIVEIRA, Daniela Rodrigues; MINEIRO, Lindomar. Postura corporal em escolares: uma revisão da literatura. Ciência em Movimento, v. 19, n. 38, p. 17–25, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/RS/article/view/295.

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; PONTES, Veronica Maria de Araújo; SILVA, Etevaldo Almeida. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, v. 13, n. 1, p. 52–65, 2017. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9097.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Editora Atlas, 1987.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.