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As atividades circenses nas aulas de educação física escolar e a criança com múltiplas deficiências
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Palavras-chave

Pessoas com deficiência
Jogos e brinquedos
Ensino
Educação Física

Como Citar

GUIMARÃES, Haunny Torisco; SOUZA , Jair de Amorim; LIMA, Robson José de; LEITE, Victor Martins; EDA, Daniela Matielo de Carvalho; SILVA, Leopoldo Ortega da. As atividades circenses nas aulas de educação física escolar e a criança com múltiplas deficiências. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019027, 2020. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8655860. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8655860. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Introdução: O tema deste relato de experiência parte da premissa de que as atividades circenses, e a criança com deficiência, ainda são questões desafiadoras para alguns professores e professoras de Educação Física Escolar. Objetivo: descrever uma experiência pedagógica com as manifestações circenses em aulas de Educação Física, como também refletir sobre a participação de uma criança com múltiplas deficiências. Métodos: Para tanto, estudantes universitários do curso de licenciatura em Educação Física, realizaram uma experiência didático-pedagógica levando em consideração o conteúdo das manifestações circenses; para tal experiência foi escolhida uma turma de estudantes do ensino fundamental II onde havia um aluno com múltiplas deficiências. A experiência foi realizada em uma escola pública do município de Mauá (SP), e constituiu-se de aulas expositivas, práticas corporais, rodas de conversa e exercícios de sala de aula (confecção de desenhos). Resultados e discussão: A experiência demonstrou ser uma possibilidade de abordar o conteúdo circense nas aulas de Educação Física Escolar, priorizando a diversidade e a inclusão, independentemente das limitações apresentadas pelas crianças, até mesmo por aquela, já citada anteriormente, possuidora de deficiências múltiplas. Conclusão: O conteúdo relacionado às manifestações circenses se coloca como uma possibilidade para aulas democráticas e com viés crítico.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8655860
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