Banner Portal
Resenha crítica da obra “Praxiologia Motriz e Voleibol
PDF

Palavras-chave

Esporte
Ensino
Didática

Como Citar

FAGUNDES, Felipe Menezes. Resenha crítica da obra “Praxiologia Motriz e Voleibol: elementos para o trabalho pedagógico”. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8659345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8659345. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta resenha discorre sobre a obra Praxiologia Motriz e Voleibol: elementos para o trabalho pedagógico, organizado pelo professor João Francisco Magno Ribas. O livro apresenta análises densas da lógica interna do Voleibol, a partir da Praxiologia Motriz, além de estruturar o processo de ensino-aprendizagem da modalidade a partir de exemplos didáticos pautados no método Situacional. Nessa resenha, é realizada uma síntese do que é discutido na obra, complementando alguns pontos da caracterização da lógica interna do Voleibol. Além disso, realiza-se um debate crítico referente à articulação proposta entre o método Situacional e a Praxiologia Motriz para ensino do Voleibol, apontando suas limitações e potencialidades didático-metodológicas. A obra possibilita novos olhares ao Voleibol, em especial para a prática pedagógica dos professores e profissionais da Educação Física, como subsídio norteador para um processo de ensino-aprendizagem comprometido e, principalmente, criterioso com relação às características do Voleibol e amparado no conhecimento praxiológico.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659345
PDF

Referências

RIBAS, João Francisco Magno (Org.). Praxiologia Motriz e Voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.