Os atuais desafios para a organização do trabalho pedagógico na escola

uma discussão a partir dos estágios curriculares supervisionados em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660858

Palavras-chave:

Cultura Corporal, Prática pedagógica, Educação física escolar

Resumo

Objetivo: O presente estudo tematiza o Trabalho Pedagógico em Educação Física (EF). Objetivamos elencar e discutir os atuais desafios para a organização do Trabalho Pedagógico em EF escolar a partir das experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado I – do curso de EF do CEFD/UFSM, desenvolvido em uma escola pública do município de Santa Maria – RS, durante o primeiro semestre de 2019. Método: Inicialmente situamos a organização do referido estágio no curso de formação de professores/as em EF. Na sequência, apresentamos a proposta de trabalho elaborada para o estágio e, por fim, pautamos algumas discussões sobre os desafios para pensar/elaborar o Trabalho Pedagógico oriundos da prática pedagógica. Resultados: Entre os resultados, a organização das aulas de EF no horário contraturno e a esportivização das práticas pedagógicas, assim como as implicações decorrentes, se apresentam como desafios para pensar/organizar o Trabalho Pedagógico na escola. Considerações Finais: Neste contexto, observa-se um movimento de desqualificação da área no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Panambi-RS.

Gabriel Vielmo Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

 

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

SCAPIN, G. J.; GOMES, G. V. .; SOUZA, M. da S. . Os atuais desafios para a organização do trabalho pedagógico na escola: uma discussão a partir dos estágios curriculares supervisionados em educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021033, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660858. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660858. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Os desafios da Educação Física em tempos de ataques à Educação