Merleau-Ponty e ginástica para todos

repensando paradigmas na educação física/esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661275

Palavras-chave:

Ginástica, Filosofia, Pedagogia, Educação física

Resumo

Objetivo: A fenomenologia de Merleau-Ponty nos suscitou a refletir sobre a Ginástica para Todos (GPT) que, por sua vez, evocou o repensar alguns paradigmas da Educação Física e do Esporte. Metodologia: Por meio da redução fenomenológica, acessamos experiências do nosso mundo-vivido em diferentes contextos na ginástica, abordando dois eixos de análise: a) De propostas pedagógicas que congregam: repensar o corpo por “si-mesmo” para o corpo por “ser-junto” e b) Do corpo que se expressa: os eventos esportivos em questão. Resultados e Discussão: Constatamos que a pluralidade conceitual da GPT pode ser evidente e seus métodos de trabalho diferentes, mas rogam em uma direção que não pode perder de vista o adjetivo alocado em seu nome: “para todos”. Potencialmente, a GPT traz à tona o fazer ginástico que deve ser permitido a todos que se dispõem a participar de um grupo. Considerações: Tal reflexão, por si só, fomenta o fazer pedagógico e pode elevar a atuação para todo o campo da Educação Física/Esporte. Apreciamos, portanto, uma GPT que, mesmo com suas particularidades institucionais, continue sendo plural e que caminhe um pensar na corporeidade, repensando as ações e as relações, oportunizando um fazer esportivo sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Lima Patricio, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo.

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Docente da Universidade de São Paulo na Escola de Educação Física e Esportes. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Teachers College da Universidade de Columbia (Nova Iorque/EUA). 

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. 3. ed. Campinas: Unicamp, 2013.

ALMEIDA, Felipe Quintao de; BRACHT, Valter; Ghidetti, Filipe Ferreira. A presença da fenomenologia na educação física brasileira: implicações para o estudo do corpo e outras problematizações. Educación Física y Ciencia, v. 15, n. 2, 2013.

BENTO, Jorge Olímpio. Do "Homo Sportivus: relações entre natureza, cultura e técnica. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, v. 21, n. 4, p. 315-330. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000400006 . Acesso em: 26 ago. 2020.

BENTO, Jorge Olímpio. Nota Editorial: Em Defesa do Desporto. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto, Porto , v. 7, n. 2, ago. 2007.

BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física/UNICAMP, 2013. (Coleção CEAv Esporte).

BENTO-SOARES, Daniela; SCHIAVON. Laurita Marconi. Gymnastics for all: different cultures, different perspectives. Science of Gymnastics Journal, v. 12, n. 1, p. 5-18, 2020.

BEST, David. The Aesthetic in Sport. In: MORGAN, William John; MEIER, Klaus V. Philosophic Inquiry in Sport. USA: Human Kinetics Publishers, 1988.

CARBINATTO, Michele Viviene; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para Todos: Princípios para a prática. In: SILVA, Vagner Pereira; GONÇALVES Luiza Lana; MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física e seus Diversos Olhares. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2016.

CARBINATTO, Michele Viviene; REIS FURTADO, Lorena Nabanete. Choreographic process in gymnastics… Science of Gymnastics Journal, v. 11, n. 3, p. 343-353, 2019.

COSTA, Andrize Ramires; RIGO, Luiz Carlos; MARQUES, Danieli Alves Pereira; ASSIS, Marília Del Ponte. A transformação didático-pedagógica da ginástica para as crianças pelo “brincar e se-movimentar”. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-16, jul./dez. 2020.

FALABRETTI, Ericson. A pintura como paradigma da percepção. Doispontos, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 201-226, abr. 2012.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA. Gymnastics for All: Regulations Manual. 2019. Disponível em: http://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual,%20Edition%202019.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica para Todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.

LACINCE, Nelly; NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Corpo, dança e criação: conceitos em movimento. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 241-258, jul./set., 2010.

MASCARENHAS, Fernando. O orçamento do esporte: Aspectos da atuação estatal de FHC à Dilma. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 4, p. 963-980, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/126186/122965. Acesso em: 17 out. 2019.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para Todos: o que a Praxiologia Motriz diz sobre isso? Conexões, Campinas, v. 18, e020014, p. 1-17, 2020.

MENEGALDO, Fernanda Raffi. Ginástica para Todos: Por uma noção de coletividade. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o Espírito. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Coleção Os Pensadores).

MOREIRA, Wagner Wey. Merleau-Ponty na sala de aula e na beira do campo: contribuições para a área da Educação Física/Esportes. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira (Orgs.). Merleau-Ponty e a Educação Física. São Paulo: Liber Ars, 2019.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Merleau-Ponty e a Educação Física. São Paulo: Liber Ars, 2019.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, v. 13, n. 2, p. 141-148, 2008.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidades... Inspirações Merleau-Pontianas. Natal: IFRN, 2016.

OLIVEIRA, Maurício Santos; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; NUNOMURA, Myrian. A relação técnico-atleta na ginástica artística feminina. Rev Bras Educ Fís Esporte, v. 31, n. 3, p. 639-650, jul./set., 2017.

PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana; AYOUB, Eliana; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa Pinto. Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. Campinas: UNICAMP, 2014.

PATRICIO, Tamiris Lima. Panorama da Ginástica para Todos no Brasil: um estudo sobre a invisibilidade. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

PATRICIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, jan./mar. 2016.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Circularidades e aquiescência do sentir: para pensar a dança e a educação. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia (Org.). Estesia: corpo e fenomenologia em movimento São Paulo: LiberArs, 2018.

REIS, Alice Casa Nova. A experiência estética sob um olhar fenomenológico. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 63, n. 1, p. 1-110, 2011.

SOARES, Carmen Lúcia. Notas sobre a educação no corpo. Educar, Curitiba: Editora da UFPR, n. 16, p. 43-60. 2000.

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

SURDI, Aguinaldo César; KUNZ, Elenor. A Fenomenologia como Fundamentação para o Movimento Humano Significativo. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 187-2101, abr./jun. 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

PATRICIO, T. L.; CARBINATTO, M. V. . Merleau-Ponty e ginástica para todos: repensando paradigmas na educação física/esporte. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021025, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8661275. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8661275. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação Física, Linguagem e Corpo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)