Resumo
Objetivo: A fenomenologia de Merleau-Ponty nos suscitou a refletir sobre a Ginástica para Todos (GPT) que, por sua vez, evocou o repensar alguns paradigmas da Educação Física e do Esporte. Metodologia: Por meio da redução fenomenológica, acessamos experiências do nosso mundo-vivido em diferentes contextos na ginástica, abordando dois eixos de análise: a) De propostas pedagógicas que congregam: repensar o corpo por “si-mesmo” para o corpo por “ser-junto” e b) Do corpo que se expressa: os eventos esportivos em questão. Resultados e Discussão: Constatamos que a pluralidade conceitual da GPT pode ser evidente e seus métodos de trabalho diferentes, mas rogam em uma direção que não pode perder de vista o adjetivo alocado em seu nome: “para todos”. Potencialmente, a GPT traz à tona o fazer ginástico que deve ser permitido a todos que se dispõem a participar de um grupo. Considerações: Tal reflexão, por si só, fomenta o fazer pedagógico e pode elevar a atuação para todo o campo da Educação Física/Esporte. Apreciamos, portanto, uma GPT que, mesmo com suas particularidades institucionais, continue sendo plural e que caminhe um pensar na corporeidade, repensando as ações e as relações, oportunizando um fazer esportivo sensível.
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