Os desafios da educação física em tempos de ataques à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8665896

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Educação física

Resumo

Trata-se de um dossiê cujo objetivo é discutir a relação entre a Educação Física, escolas e políticas educacionais em jogo de forças que envolve o Estado, a sociedade civil e o mercado.  Reúne artigos originais e relatos de experiência oriundos de diversas universidades brasileiras. Analisa a temática a partir de um olhar sobre a escola moderna que permite constatar que de tempos em tempos acirram-se as disputas para afirmar a função da educação física escolar na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Mario Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BOITO JUNIOR, Armando. Governos Lula: a nova burguesia nacional no poder. In: BOITO JUNIOR, Armando; GALVÃO, Andrea (Org.). Política e classes sociais no Brasil dos anos 2000. São Paulo: Alameda, 2012. p. 67-103.

CÉSAR. Maria Rita; DUARTE, André. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 34, p. 119-134, maio/ago. 2009.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobrea sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Sentidos da prática nas políticas de currículo para formação de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 79-99, jul./dez. 2009.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008ª.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

LOPES, Alice Casimiro. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, Aline; MACEDO, Elisabeth. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.

MACEDO, Elisabeth. Que queremos dizer com educação para a cidadania? In: LOPES, Alice et al. (Orgs.) Políticas Educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2008.

MATEUS, Danielle Santos; LOPES, Alice Casimiro. Sentidos de qualidade na política de currículo (2003-2012). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 337-357, abr./jun. 2014.

NUNES, Mario Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. Processos de inclusão excludente presentes no Ensino Superior privado. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 04, p. 1209-1228, out./dez. 2014.

NUNES, Mario Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e174633, 2018a.

NUNES, Mario Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo de licenciatura em educação física e a fabricação do sujeito-cliente. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230038, jul. 2018b.

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Os desafios da educação física em tempos de ataques à educação. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e020026, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8665896. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8665896. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Os desafios da Educação Física em tempos de ataques à Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)