Banner Portal
A vida mediada pela tela
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
PDF

Palavras-chave

Atividades de lazer
Ensino
Pandemia por COVID-19
Educação física e treinamento

Como Citar

FALCÃO, Denise; BARBOSA, Gabriel Nunes Pinheiro; LIMA, Manuele Alexandrina; OLIVEIRA, Lorraine Laurindo de. A vida mediada pela tela: impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia da Covid-19. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8669999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8669999. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

Introdução: esta pesquisa parte das grandes mudanças que as práticas sociais sofreram com a pandemia de Covid-19. Houve o abandono da presença física como forma de convivência e o aumento nas mediações a partir das telas. Objetivo: investigar em que medida o aumento da utilização das TICs impactou o processo de formação acadêmica e o lazer dos estudantes de Educação Física da UFOP. Metodologia: abordagem quali-quanti que utilizou como instrumento de pesquisa o google formulários e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: verificou-se desmotivação e certa dificuldade dos alunos em seguir a formação dentro da organização acadêmica virtualizada; aumento da autonomia e da pró-atividade em busca de conhecimento; a ausência do convívio presencial coletivo foi a transformação mais sentida no lazer e a necessidade de permanecer em casa provocou mudanças e adequações nas formas de fruições dos lazeres. O impacto na formação e nos lazeres apresentou maior intensidade nos primeiros meses da pandemia, porém as consequências no equilíbrio da saúde física e mental aumentaram com o decorrer do tempo. Considerações finais: por fim, aponta-se que houve um aumento exponencial no tempo diário em ambiente virtual, passando a vida a ser mediada pela tela.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8669999
PDF

Referências

ARRAIS, Tadeu; OLIVEIRA, Adriano; VIANA, Juheina; ALENCAR, Diego; SALGADO, Tathiana; NETO, Jorge; SOUZA, Maria. Celeiros da pobreza urbana: suplementação de renda e isolamento social em ambientes metropolitanos nos tempos pandêmicos. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 11-25, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARREIRA, Cristiano; TELLES, Thabata; FILGUEIRAS, Alberto. Perspectivas em psicologia do esporte e saúde mental sob a pandemia de COVID-19. Psicologia: Ciência & Profissão, v. 40, p.1-14, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003243726. Acesso em: 10 jun. 2021

BRAGA, Iara; SANTOS, Andrêza. Concepções de lazer sob a perspectiva dos adultos. Licere, Belo Horizonte, v. 22, n. 4, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/16270. Acesso em: 10 jun. 2021

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

Acesso em: 10 jun. 2021

BRIDI, Maria; BOHLER, Fernanda; ZANONI, Alexandre; BRAUNERT, Mariana; BENARDO, Kelen; MAIA, Fernanda; FREIBERGER, Zélia; BEZERRA, Giovana. O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19. Remir Trabalho. Curitiba, p.1-8, publicado em: 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/remir/images/Artigos_2020/ARTIGO_REMIR.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021

CASTIONI, Remi; MELO, Adriana; NASCIMENTO, Paulo; RAMOS, Daniela. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 29, p. 399-419, 2021.

COSTA, Etã; LEAL, Isabel. Um olhar sobre a saúde psicológica dos estudantes do ensino superior-avaliar para intervir. Actas... CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA E SAÚDE, 7. Universidade do Porto. Porto, p. 213-216, 2008.

DECODE O legado da quarentena para o consumo. 2020. Disponível em: http://angrad.org.br/app/uploads/2020/06/O-Legado-da-Quarentena-para-o-Consumo.pdf. Acesso em: 04 mar. 2022.

DE SOUZA, Josiane; BASTOS, Thaisnara; OLIVEIRA, Maria. Perfil dos alunos universitários dos cursos de educação física e fisioterapia em relação à alimentação e a atividade física. Revista Práxis, v. 6, n. 11, 2014. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/579. Acesso em: 04 mar. 2022.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre. Artmed, 2006. Disponível em: https://bds.unb.br/handle/123456789/863. Acesso em: 04 mar. 2022

FALCÃO, Denise; MARQUES, Yana. O Corpo Brincante Nas Práticas Sociais e de Lazer dos Jovens Ouro-Pretanos. Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL). Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/37941. Acesso em: 04 mar. 2022

FALCÃO, Denise. Ressignificações das relações de lazer e trabalho frente à pandemia da Covid-19. In: GONÇALVES, Salete; LOPES, Rosa Maria R. (ORG.) Cenários do turismo em um ano pandêmico. Mossoró, RN: EDUERN, 2022. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/640963818/E-book. Acesso em: 04 mar. 2022

FRITH, Simon. The sociology of youth. Lancashire: Causeway Press, 1984.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane; CANEVA, Christiane. O ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Society and Development Research, [S. l.]. v. 9, n. 10, p. 1-19, 3 fev. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344485419_O_ensino_remoto_durante_a_pandemia_de_covid-19_desafios_aprendizagens_e_expectativas_dos_professores_universitarios_de_Educacao_Fisica. Acesso em: 04 mar. 2022

GOMES, Chistianne. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. In: Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/430. Acesso em: 04 mar. 2022

MALTA, Deborah; SZWARCWALD, Célia; BARROS, Marilisa; GOMES, Crizian; MACHADO, Ísis; JÚNIOR, Paulo; ROMERO, Dalia; LIMA, Margareth; DAMACENA, Giseli; PINA, Maria; FREITAS, Maria; WERNECK, André; SILVA, Danilo; AZEVEDO, Luiz; GRACIE, Renata. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/VkvxmKYhw9djmrNBzHsvxrx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 mar. 2022

MARTINEZ, Edson; SILVA, Fabrícia; MORIGI, Thais; ZUCOLOTO, Miriane; SILVA, Thaise; JOAQUIM, Anderson; DALL’AGNOL, Gabriela; GALDINO, Guilherme; MARTINEZ, Maisa; MARTINEZ, Maisa; SILVA, Wanderson. Physical activity in periods of social distancing due to COVID-19: a cross-sectional survey. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, p. 4157-4168, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/pXxV8j7mbr3gv4LbLFKZB5K/?lang=en. Acesso em: 04 mar. 2022

MAYOR, Sarah T. S.; DE SOUSA SILVA, Marcília; LOPES, Carolina G. Perspectivas sobre o Lazer das Mulheres com a Pandemia do Novo Coronavírus: Reflexões a partir dos Dados da Pesquisa “O Lazer no Brasil-Representações e Concretizações das Vivências Cotidianas”. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 23, n. 3, p. 163-189, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/25363. Acesso em: 04 mar. 2022

MONTENEGRO, Gustavo; QUEIROZ, Bruno; DIAS, Mairna. Lazer em tempos de distanciamento social: impactos da pandemia de Covid-19 nas atividades de lazer de universitários na cidade de Macapá (AP). LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 23, n. 3, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/24785. Acesso em: 04 mar. 2022

MORALES, Victor; LOPEZ, Yanelixa A. F. Impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 2, p. 53-67, 2020. Disponível em: https://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/205. Acesso em: 04 mar. 2022

MORENO, Suelly Therezinha S.; MARCELLINO, Nelson C. Lazer/Recreação e Formação Profissional. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 9, n. 1, p. 108-134, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1536. Acesso em: 04 mar. 2022

NASCIMENTO, Francisleile; PACHECO, Alberto. Sistema de saúde pública no Brasil e a pandemia do novo coronavírus. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 63-72, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/131. Acesso em: 04 mar. 2022

PEREIRA, Omar C. N.; DE FREITAS, Laura V. Dioniso e a festa universitária: Entrevistas com estudantes da USP. Psicologia Argumento, v. 31, n. 75, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325073420_Dioniso_e_a_festa_universitaria_Entrevistas_com_estudantes_da_USP. Acesso em: 04 mar. 2022

RECHIA, Simone; CARDOSO, Gabriela; ANDRADE, Sabrina; SANTOS, Karine; SANTOS, Amanda. Lazer na Universidade: espaços e equipamentos possíveis? LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 23, n. 2, p. 283–308, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/24041 Acesso em: 28 out 2021.

RIBEIRO, Olívia; SANTANA, Gustavo; TENGAN, Ellen; SILVA, Lucas; NICOLAS, Elias. Os impactos da pandemia da Covid-19 no lazer de adultos e idosos. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. v. 23, n. 3, p. 391-428, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/25456. Acesso em: 28 out 2021.

REIS, Monaliza Barroso dos. Projeto Yoga na UFC: Os benefícios percebidos na saúde de adultos durante a pandemia. 2021. 57 f., Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63551. Acesso em: 28 out 2021.

RODRIGUES, Ricardo Fabrício. Sobre a virtualização do lazer. In: Congresso Português de Sociologia. 7, 2012. Porto. Universidade do Porto – Faculdade de Letras – Faculdade de Psicologia da Educação, 2012.

SILVA, Rosemary Francisca Neves. Educação e Juventude em Tempo de Pandemia. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 30, n. 2, p. 175-177, 2021. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8668. Acesso em: 28 out 2021.

SCHWARTZ, Gisele Maria; MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho. O ambiente virtual e o lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e cultura. Campinas: Editora Alínea, 2007, p. 149-170.

TROVÃO, Cassiano José B.M. A Pandemia da Covid-19 e a Desigualdade de Renda no Brasil: um olhar macrorregional para a proteção social e os auxílios emergenciais. Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD) e do Núcleo de Análise Econômica Multissetorial, Estratégica e Conjuntural - NEMEC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: https://ccsa.ufrn.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/TROV%C3%83O-2020-PANDEMIA-E-DESIGUALDADE.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.

Universidade Federal de Ouro Preto. Edital Nº 012 / PRACE/UFOP/2020: Dispõe sobre a seleção para Auxílio Inclusão Digital/Modalidade I (PRACE) e Modalidade II (MEC):

serviços de internet por meio do Programa de Assistência Estudantil Inclusão Digital no âmbito da UFOP. Disponível em: https://prace.ufop.br/sites/default/files/sei_ufop_-_0067921_-_edital.pdf. Acesso em: 12 nov.2021.

YIN, Robert K. Case Study Research: design and methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1989.

ZAN, Dirce; KRAWCZYK, Nora. Educação e Juventude sob Fortes Ameaças. Boletim da Anped. v. 2, 2020. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/educacao-e-juventude-sob-fortes-ameacas-colaboracao-de-texto-por-dirce-zan-unicamp-gt-03-nora.

Acesso em: 12 nov.2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.