Banner Portal
Artes marciais e esportes de combate como ferramentas promotoras de comportamentos socialmente competentes de crianças
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
PDF

Palavras-chave

Artes marciais
Esportes de combate
Habilidades sociais
Socialização

Como Citar

TRUSZ, Rodrigo Augusto; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. Artes marciais e esportes de combate como ferramentas promotoras de comportamentos socialmente competentes de crianças: revisão integrativa. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024024, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8671870. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8671870. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Objetivo: verificar o que tem sido pesquisado sobre a prática de AM&EC por crianças e quais os possíveis efeitos para o desenvolvimento de comportamentos socialmente competentes desse público. Metodologia: através de palavras-chave e termos organizados em três categorias (AM&EC; habilidades sociais; crianças) foram consultadas as bases Portal de Periódicos CAPES, PubMed, Web of Science, Scopus, SPORTDiscus, ERIC, LILACS e Scielo, em busca de estudos experimentais e observacionais publicados entre janeiro de 2002 e abril de 2022, sendo encontrados 10 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Resultados e discussão: dos estudos incluídos destacamos três aspectos: 1) os períodos de intervenção em AM&EC eram bastante variados, sendo considerado um ponto importante e que pode se configurar como limitação; 2) três estudos foram realizados com crianças que apresentavam algum diagnóstico de transtorno psicológico, indicando a utilização de AM&EC como terapia; e 3) estudos que ofertaram a prática da modalidade de combate aliando aprendizado técnico aos princípios morais e filosóficos foram os que indicaram haver obtido resultados mais significativos. Conclusão: apesar de encontrarmos limitações na realização desta revisão, como ter incluído apenas estudos disponíveis publicamente, foi possível reunir pesquisas que apresentaram o status e colaboraram na construção do conhecimento sobre o tema, corroborando o conhecimento produzido até agora sobre os benefícios da prática de AM&EC no desenvolvimento de comportamentos socialmente competentes de crianças.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8671870
PDF

Referências

ARAÚJO, Paulo Coêlho; VIANNA, José Antonio. Social inclusion projects: membership in combat sports. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v. 11, n. 2, p. 116-117, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308753676_Social_inclusion_projects_membership_in_combat_sports. Acesso em: 20 dez. 2022.

BÄCK, Allan. The way to virtue in sport. Journal of the Philosophy of Sport, v. 36, n. 2, p. 217-237, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/00948705.2009.9714758. Acesso em: 20 dez. 2022.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 20 dez. 2022.

BRONIKOWSKA, Malgorzata; KORCZ, Agata; BRONIKOWSKI, Michal. The role of sports practice in young adolescent development of moral competence. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 15, p. 5324, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7432034/#:~:text=There%20was%20no%20interaction%20between,or%20with%20type%20of%20sports. Acesso em: 20 dez. 2022.

NETO, Ewerton Dantas Cortes; DANTAS, Maihana Maira Cruz; MAIA, Eulalia Maria Chaves. Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 6, n. 3, p. 109-117, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2653/265345667012.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

CYNARSKI, Wojciech. Moral values, and the people of the noble way of martial arts. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 14, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/292887884_Moral_values_and_the_people_of_the_noble_way_of_martial_arts. Acesso em: 20 dez. 2022.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2017.

FUNG, Annis Lai Chu; LEE, Toney Ka Hung. Effectiveness of Chinese martial arts and philosophy to reduce reactive and proactive aggression in schoolchildren. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, v. 39, n. 5, p. 404-414, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29649022/. Acesso em: 20 dez. 2022.

GRECO, Gianpiero; RONZI, Roberto de. Effect of Karate training on social, emotional, and executive functioning in children with autism spectrum disorder. Journal of Physical Education and Sport, v. 20, n. 4, p. 1637-1645, 2020. Disponível em: https://efsupit.ro/images/stories/iunie2020/Art%20223.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

GUBBELS, Jeanne; STOUWE, Trudy van der; SPRUIT, Anouk; STAMS, Geert Jan. Martial arts participation and externalizing behavior in juveniles: A meta-analytic review. Aggression and violent behavior, v. 28, p. 73-81, 2016. Disponível em: https://pure.uva.nl/ws/files/9283860/Martial_arts_participation_and_externalizing_behavior_in_juveniles.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

GUTIERREZ-GARCIA, Carlos; ASTRAIN, Ignacio; IZQUIERDO, Eugenio; GOMEZ-ALONSO, Maria Teresa; YAGUE, Jose Maria.Effects of judo participation in children: A systematic review. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 18, n. 4, p. 63-73, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328095318_Effects_of_judo_participation_in_children_A_systematic_review. Acesso em: 20 dez. 2022.

HARWOOD, Anna; LAVIDOR, Michal; RASSOVSKY, Yuri. Reducing aggression with martial arts: A meta-analysis of child and youth studies. Aggression and violent behavior, v. 34, p. 96-101, 2017. Disponível em: https://www-sciencedirect-com.translate.goog/science/article/abs/pii/S1359178917300976?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc. Acesso em: 20 dez. 2022.

HAUDENHUYSE, Reinhard Paul; THEEBOOM, Marc; SKILLE, Eivind Asrum. Towards understanding the potential of sports-based practices for socially vulnerable youth. Sport in Society, v. 17, n. 2, p. 139-156, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17430437.2013.790897. Acesso em: 20 dez. 2022.

KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do judô. São Paulo: Pensamento, 2008.

KOZDRAŚ, Grzegorz. Education in moral values of JUDO school students. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 19, n. 1S, p. 50-54, 2019. Disponível em: http://imcjournal.com/index.php/en/volume-xix-2019/contents-number-1s/1440-education-in-moral-values-of-judo-school-students. Acesso em: 20 dez. 2022.

LAFUENTE, Jorge Carlos; ZUBIAUR, Marta; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Carlos. Effects of martial arts and combat sports training on anger and aggression: A systematic review. Aggression and Violent Behavior, v. 58, p. 101611, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1359178921000653#:~:text=Training%20in%20traditional%20martial%20arts%20seems%20to%20be%20an%20effective,anger%20in%20the%20adult%20population. Acesso em: 20 dez. 2022.

LINDERN, Daniele; MESTER, Ariela; STREY, Artur Marques; SILVA, Camila Sartori da; LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Impacto de uma intervenção psicológica para atletas de futebol de categorias de base. Contextos Clínicos, v. 10, n. 1, p. 60-73, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822017000100006. Acesso em: 20 dez. 2022.

MACHADO, Paula Xavier; CASSEPP-BORGES, Vicente; DELL`AGLIO, Débora Dalbosco; KOLLER, Silvia Helena. O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil. Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, p. 51-62, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/Kk5SwVWqTrgK8N6bShHzvyM/#ModalTutors. Acesso em: 20 dez. 2022.

MARTINKOVA, Irena; PARRY, Jim; VÁGNER, Michal. The contribution of martial arts to moral development. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 19, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330041502_The_Contribution_of_Martial_Arts_to_Moral_Development. Acesso em: 20 dez. 2022.

MELO, Cynthia; Silva, Antônio Darlan Nogueira da; Souza, Deborah Leite de Abrevocê; Pinto, Nilberto dos Santos. Evaluación de los efectos de la práctica de artes marciales por adolescentes para reducción de la agresividad. Adolesc Saude, v. 13, n. 1, p. 66-73, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341553641_Avaliacao_dos_efeitos_da_pratica_de_artes_marciais_por_adolescente_para_reducao_da_agressividade. Acesso em: 20 dez. 2022.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ. Acesso em: 20 dez. 2022.

MIRANDA FILHO, Vamberto Ferreira; SANTOS, Igor Sampaio Pinho dos. Mídia, mercadorização esportiva e o movimento de popularização do MMA. Pensar a prática, v. 17, n. 3, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881. Acesso em: 20 dez. 2022.

MOORE, Brian; WOODCOCK, Stuart; DUDLEY, Dean. Developing wellbeing through a randomised controlled trial of a martial arts based intervention: an alternative to the anti-bullying approach. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 1, p. 81, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30597946/. Acesso em: 20 dez. 2022.

MOORE, Brian; DUDLEY, Dean; WOODCOCK, Stuart. The effect of martial arts training on mental health outcomes: A systematic review and meta-analysis. Journal of bodywork and movement therapies, v. 24, n. 4, p. 402-412, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1360859220300966. Acesso em: 20 dez. 2022.

NG-KNIGHT, Terry; GILLIGAN-LEE, Katie; MASSONNIÉ, Jessica; GASPARD, Hanna; GOOCH, Debbie; QUERSTRET, Dawn; JOHNSTONE, Nicola. Does Taekwondo improve children’s self-regulation? If so, how? A randomized field experiment. Developmental Psychology, v. 58, n. 3, p. 522-534, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34941300/. Acesso em: 20 dez. 2022.

NUNES, Alexandre Velly. Judô: caminho das medalhas. São Paulo: Kazuá, 2013.

NUNES, Alexandre Velly; TRUSZ, Rodrigo Augusto. Bugre Lucena: inclusão social através do judô: crianças e adolescentes em situações de risco, deficientes visuais e menores infratores. Revista da Extensão, n. 17, p. 12-19, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/revext/article/view/90769. Acesso em: 20 dez. 2022.

PALERMO, Mark Tano; LUIGI, Massimo Di; FORNO; Gloria Dal; DOMINICI, Cinzia; VICOMANDI, David; SAMBUCIONI, Augusto; PROIETTI, Luca; PASQUALETTI, Patrizio.Externalizing and oppositional behaviors and Karate-do: The way of crime prevention: A pilot study. International Journal of Offender Therapy and Comparative Criminology, v. 50, n. 6, p. 654-660, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/6728440_Externalizing_and_Oppositional_Behaviors_and_Karate-do_The_Way_of_Crime_Prevention_A_Pilot_Study. Acesso em: 20 dez. 2022.

PÉREZ-GUTIÉRREZ, Mikel; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Carlos; ESCOBAR MOLINA, Raquel. Terminological recommendations for improving the visibility of scientific literature on martial arts and combat sports. Archives of Budo, v. 7, n. 3, p. 159-166, 2011. Disponível em: https://digibug.ugr.es/handle/10481/31539. Acesso em: 20 dez. 2022.

PHUNG, Janice; GOLDBERG, Wendy. Mixed martial arts training improves social skills and lessens problem behaviors in boys with Autism Spectrum Disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 83, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946721000337. Acesso em: 20 dez. 2022.

PINTO-ESCALONA, Tania; GOBBI, Erica; VALENZUELA, Pedro; BENNET, Simon; ASCHIERI, Pierluigi; MARTIN-LOECHES, Manuel; PAOLI, Antonio; MARTINEZ, Oscar. Effects of a school-based karate intervention on academic achievement, psychosocial functioning, and physical fitness: A multi-country cluster randomized controlled trial. Journal of sport and health science, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34198004/. Acesso em: 20 dez. 2022.

ROH, Hee-Tae; CHO, Su-Youn; SO, Wi-Young. Taekwondo training improves mood and sociability in children from multicultural families in South Korea: A randomized controlled pilot study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, n. 4, p. 757, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29659478/. Acesso em: 20 dez. 2022.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Penso Editora, 2015.

SANCHES, Simone Meyer. A prática esportiva como uma atividade potencialmente promotora de resiliência. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 01-15, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbpe/v1n1/v1n1a13.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

SILVA, Gabrielle Cerqueira da; SILVA, Rodrigo Alves dos Santos; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes. Saúde mental e níveis de atividade física em crianças: uma revisão sistemática/Mental health and levels of physical activity in children: a systematic review. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 25, n. 3, p. 607-615, 2017. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1556. Acesso em: 20 dez. 2022.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1556. Acesso em: 20 dez. 2022.

STERKOWICZ-PRZYBYCIEŃ, Katarzyna; KŁYS, Artur; ALMANSBA, Ramdane. Educational judo benefits on the preschool children’s behaviour. Journal of Combat Sports and Martial Arts, v. 1, n. 5, p. 23-26, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268687634_Educational_judo_benefits_on_the_preschool_children's_behaviour. Acesso em: 20 dez. 2022.

TERRY, Peter; HAHN, Allan; SIMJANOVIC, Melina. Effects of a sport programme (Box'Tag®) on disadvantaged youth participants. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 12, n. 3, p. 258-272, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/264088792_Effects_of_a_sport_programme_Box'TagR_on_disadvantaged_youth_participants. Acesso em: 20 dez. 2022.

TRUSZ, Rodrigo Augusto. A relação entre a prática de judô e o desenvolvimento de comportamentos socialmente competentes na infância: a experiência dos professores do Projeto Bugre Lucena da ESEFID/UFRGS. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

TRUSZ, Rodrigo Augusto; NUNES, Alexandre Velly; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. A prática do judô e a promoção de comportamentos socialmente competentes de crianças. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 8, n. 2, p. 64-75, 2018. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/9870. Acesso em: 20 dez. 2022.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Proposta pedagógica de esporte: Brasil Vale Ouro. Fundação Vale, 2013.

VAN DER KOOI, Minke. Developmental outcomes and meanings in martial arts practice among youth: a review. European Journal for Sport and Society, v. 17, n. 2, p. 96-115, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/16138171.2020.1737421. Acesso em: 20 dez. 2022.

VERTONGHEN, Jikkemien; THEEBOOM, Marc. Analysis of experiences of flemish children in martial arts: an exploratory study. Kinesiologia Slovenica, v. 14, n. 2, 2008. Disponível em: https://www.dlib.si/stream/URN:NBN:SI:DOC-IS3KXSU3/c697cb22-4a0d-402c-b9eb-3abaab9f409d/PDF. Acesso em: 20 dez. 2022.

VERTONGHEN, Jikkemien; THEEBOOM, Marc. The social-psychological outcomes of martial arts practise among youth: A review. Journal of sports science & medicine, v. 9, n. 4, p. 528, 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3761807/. Acesso em: 20 dez. 2022.

VERTONGHEN, Jikkemien; THEEBOOM, Marc; PIETER, Willy. Mediating factors in martial arts and combat sports: an analysis of the type of martial art, characteristics, and social background of young participants. Perceptual and motor skills, v. 118, n. 1, p. 41-61, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261606116_Mediating_Factors_in_Martial_Arts_and_Combat_Sports_An_Analysis_of_the_Type_of_Martial_Art_Characteristics_and_Social_Background_of_Young_Participants. Acesso em: 20 dez. 2022.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16268861/. Acesso em: 20 dez. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.