Banner Portal
Práticas corporais de aventura na educação infantil
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
PDF

Palavras-chave

Teachers - Training of
Child
Práctica docente

Como Citar

LEONARDO FILHO, Paulo Cesar Goncalves; BRAZ, Mariana Antunes; BARROS, Jéssica Renata Figueiredo; PEREIRA, Caio Zacharias; OLIVEIRA, Matheus Leite de; SILVA, Hellen Costa da; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. Práticas corporais de aventura na educação infantil: experiências docentes mediadas pelo Programa Residência Pedagógica. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023017, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8674133. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8674133. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: relatar uma experiência pedagógica em educação física estruturada por cinco residentes, uma preceptora e um docente orientador do Programa Residência Pedagógica (PRP) em um Centro Municipal de Educação Infantil de Seropédica/RJ. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, proveniente de cinco mediações pedagógicas tematizando ludicamente as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) com crianças de três a seis anos de idade, entre os meses de maio e junho de 2023. Resultados e discussão: observou-se que as crianças possuem algumas referências sobre as PCAs e mostram-se interessadas em experienciarem esse tipo de prática corporal. Para tanto, é necessário ouvir as suas falas e valorizar sua participação ativa para guiar o planejamento docente. Considerações Finais: a experiência evidenciou ser possível tematizar as PCAs em consonância com a perspectiva da Sociologia da Infância, mostrando-se potente para promover o protagonismo infantil, contribuindo para o adensamento da formação inicial e continuada dos participantes vinculados ao PRP, em especial, na direção de compreender as peculiaridades que cercam o trabalho educativo com crianças pequenas.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674133
PDF

Referências

AUGUSTO, Alexandre; PEREIRA, Dimitri Wuo. Uma aventura pelo universo da fantasia das crianças. In: PEREIRA, Dimitri Wuo (Org.). Pedagogia da aventura na escola: proposições para a base nacional comum curricular. Várzea Paulista: Fontoura, 2019. p. 27–38.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan/abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB n.º 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília: CAPES, 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Formação de professores receberá mais 31 mil bolsas. CAPES, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/formacao-de-professores-recebera-mais-31-mil-bolsas. Acesso em: 26 jun. 2023.

CORSINO, Patrícia. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. In: BEAUCHAMO, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão. Brasília: Ministério da Educação, 2007. p. 57-68.

EWALD, Anne Schneider; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO; André da Silva. Interfaces entre a sociologia da infância e comportamento-motor: o elo, humano, a natureza e a cultura. Research, Society And Development, v. 9, n. 7, 2020. Disponível em: https://web.archive.org/web/20200528082904/https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/download/4202/3271. Acesso em: 26 jun. 2023.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393/5630. Acesso em: 26 jun. 2023.

FRANCISCO, Felipe Botelho; FIGUEIREDO, Juliana de Paula; DUEK, Viviane Preichardt. Práticas corporais de aventura nas dimensões do conteúdo: experiência na educação física infantil. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 508-524, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4755/4717. Acesso em: 26 jun. 2023.

FRANCO, Fernanda Mendes; ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa; MELLO, André da Silva. O teatro e a contação de histórias na Educação Infantil: análise da produção da pós-graduação em Educação Física. Research, Society and Development, v. 11, e241111133343, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/33343/28392/376379. Acesso em: 26 jun. 2023.

FREIRE, Érika Janaina Santiago Moreira. Le parkour e educação física: uma prática corporal da cultura de movimento para crianças. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016.

LIMA, Jeferson da Silva; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; OLIVEIRA, Victor José Machado. O planejamento da educação física com a educação infantil na perspectiva da sociologia da infância. Zero-a-seis, v. 24, n. 45, p. 379-402, jan/jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/82234/48550. Acesso em: 26 jun. 2023.

MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O lugar da Educação Física na Educação Infantil. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O Pibid e a formação docente em Educação Física para a Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2015.

MELLO, André da Silva; MARCHIORI, Alexandre Freitas; BOLZAN, Érica; KLIPPEL, Marcos Vinicius; ROCHA, Maria Celeste; MAZZEI, Victor Reis. Por uma perspectiva pedagógica para a educação física com a educação infantil. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 326-342, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2868. Acesso em: 26 jun. 2023.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a Elaboração de Relato de Experiência como Conhecimento Científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out/dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 26 jun. 2023.

NASCIMENTO, Marcelo de Maio; MOURA, Fernando Alcantara Vieira de. Corrida de aventura: uma ação de extensão na graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Pe. Revista Conexão UEPG, v. 13, n. 2, p. 214-227, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5141/514154371002.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.

PEREIRA, Dimitri Wuo. Aventura na Educação Infantil, vamos ampliar a BNCC? In: PEREIRA, Dimitri Wuo (Org.). Pedagogia da aventura na escola: proposições para a base nacional comum curricular. Várzea Paulista: Fontoura, 2019. p. 17–26.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo (Org.). A sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013.

SILVEIRA, Juliano. Educação Física, Educação Infantil e BNCC: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares. Revista Pensar a Prática, v. 25, e69017. 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69017/38369. Acesso em: 26 jun. 2023.

SOUZA, Fabrício Amaral de; SILVA, Paula Cristina da Costa. A escalada nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Cadernos de Formação RBCE, v. 4, n. 2, p. 44-54, set. 2013. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/1854/968. Acesso em: 26 jun. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.