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Gestualidades miméticas na capoeira
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
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Palavras-chave

Capoeira
Mimese
Reconhecimento de identidade
Repetição

Como Citar

MWEWA , Christian Muleka; BRAZ, Marcelo; FERREIRA, Juliani L. Caldeira; SOLOAGA, Aline Ortega. Gestualidades miméticas na capoeira: reconhecimento e superação das semelhanças no jogo. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023030, 2024. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8674574. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8674574. Acesso em: 22 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O presente ensaio apresenta uma leitura na dimensão da linguagem gestual presente no jogo de capoeira a partir do tema da mímese. Nos apoiamos, especificamente, em Theodor Adorno e Max Horkheimer no texto presente no projeto monumental da Dialética do esclarecimento (1985), qual seja Elementos do anti-semitismo; e em Walter Benjamin, no primeiro volume das Obras escolhidas (1994), no texto a Doutrina das semelhanças. Em se tratando de um ensaio, essas escolhas se justificam sob a égide de não pretendermos fazer uma exegese do tema nestes autores, mas principalmente, por encontrarmos, na especificidade destes textos, pontos que se articulam com a nossa proposta acima anunciada. Não nos ativemos a movimentos (gestos) específicos e sim na dimensão geral da relação no jogo entre os/as jogadores/as. Trabalhamos na fronteira entre o reconhecimento e a superação das semelhanças expostas no momento/movimento do jogo e, para esta manifestação cultural, na macrossociedade. Ou seja, argumentamos que a capoeira, enquanto microssociedade, reflete mimeticamente a macro sociedade na qual está inserida, assim como os/as seus/suas jogadores/as refletem mimeticamente, em certa medida, no jogo, a gestualidade do parceiro com quem jogam. Em ambas as dimensões, a mímese não dilui as particularidades, mas, sim, potencializa objetivamente a instauração de outras dimensões na percepção da realidade. Esse caráter mimético explicita a ambivalência presente no contexto da capoeira, como confronto e reflexo do/a outro/a. É necessário sublimar, em parte, a intencionalidade das nossas subjetividades objetivadas em golpes, para a continuidade mimética dos pressupostos gestuais com o/a outro/a parceiro/a de jogo.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674574
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