Resumo
Introdução: A concepção do objeto de estudo floreio na Capoeira vem sendo compreendida por meio de diversos modos de saber. Esse manuscrito explora o modo de saber a partir da voz do corpo experiente. Objetivo: Ampliar e adensar a compreensão sobre o floreio na Capoeira por meio da voz da experiência, oriunda de mestres e mestra de Capoeira, contribuindo para a concepção desse objeto de estudo. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho descritivo exploratório, com técnica de entrevista não estruturada, interpretadas por meio de análise de conteúdo. Resultados e discussão: a interpretação dos discursos culminou na elaboração de três categorias, a saber: a) As belezas do floreio; b) Floreio como Fundamento ou técnica, c) Estilos de Capoeira e floreios. Cada mestre/mestra trouxe uma concepção de beleza ao tratar sobre o floreio na Capoeira, com linguagens diferentes, principalmente a partir de metáforas, imagens, ou outras comparações. Os colaboradores também estabeleceram relações entre fundamento, técnica e modos de ensino, além de relacionarem o objeto de estudo às especificidades de suas respectivas linhagens de Capoeira. Considerações finais: As vozes desses corpos experientes contribuíram de forma exponencial para a concepção de floreio na Capoeira, sobretudo no que tange à subjetividade e conhecimento específico da área. Ademais, apontam para a valorização de identidades e matrizes africanas na educação brasileira.
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