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O jogo como conteúdo na formação inicial em educação física
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Palavras-chave

Jogo
Formação Inicial
Educação Física

Como Citar

DECIAN, Marluce Raquel; AITA IVO, Andressa; MARIN, Elizara Carolina. O jogo como conteúdo na formação inicial em educação física: uma análise a partir da concepção dos professores. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 305–318, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i3.8647525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8647525. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A pesquisa teve por objetivo compreender o jogo como conteúdo na formação inicial em Educação Física, a partir da concepção dos professores responsáveis pelas disciplinas. As discussões procedem de uma análise realizada sobre a conjuntura dos cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, no que tange, especificamente, às disciplinas que tratam do conteúdo jogo. Para tanto, foi realizada análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), da matriz curricular e dos programas de disciplinas dos cursos de Educação Física-Licenciatura, além disso, realizamos entrevistas semiestruturada com os docentes responsáveis pelas disciplinas em que o conteúdo jogo é proposto.   Constatou-se que os docentes têm conseguido avanços para a legitimação do conteúdo jogo na formação inicial em Educação Física, tais como a participação e empenho dos docentes na elaboração do PPC, de modo geral, representou um ganho para a área, possibilitando a inclusão de disciplinas no currículo, maior visibilidade e consequentemente um espaço para o conteúdo jogo.

https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8647525
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